Brasil, 16 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Experiência de vida retratada com paixão e realidade

Uma novidade toma conta do mercado editorial brasileiro a partir desse segundo semestre. Com uma linguagem objetiva e totalmente pessoal, Iêda Lima, apresenta uma autobiografia cheia de nuances que prendem o leitor a uma realidade vivida por muitos dos brasileiros: o período da ditadura

Muito mais que um relato apenas de uma presa política, o livro “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”, de Iêda Lima, é uma maneira que a autora encontrou de contar aos jovens que um projeto se constrói com compromisso, engajamento e coragem para acolher as desventuras e conquistas como ferramentas de aprendizagem e de crescimento pessoal e coletivo. Ler, pesquisar e escrever são as paixões de Iêda e os temas relacionados ao comportamento humano e individual são seus principais incentivos para escrever.

A vida e o ambiente político-social em que vivia, na década de 60, transformaram-na em uma jovem rebelde que se somou a tantos outros na defesa do livre pensar e se reunir, o que lhe custou quase nove anos de exílio. Ao aposentar-se, aos 66 anos de idade, resolveu contar um pouco da sua história.

“Por diversas vezes me via na posição de uma contadora de histórias, durante encontros familiares, e diante da insistência de irmãos e filhos para compartilhar as surpresas que a vida tinha me reservado. Foi então que decidi fazer uma viagem no tempo, abrindo o meu coração para reviver as grandes emoções e entendendo como lidei com elas, cuidando também de mostrar o contexto sociopolítico que me envolvia, para oferecer o meu aprendizado e convidar o leitor a continuar a viagem. O processo de resgate das informações para escrever este livro foi profundamente rico. Além dos diversos momentos que eu tive de parar ou refazer, motivada pela elevada carga emocional de alguns capítulos, pelo bloqueio de memória e pela ausência de registros adequados, o destino quis que eu fizesse as pazes com meu passado e me reaproximasse de pessoas que tinham feito parte da minha trajetória de vida”, diz Iêda.

Essa obra, de 160 páginas, será lançada dia 8 de julho em São Paulo, pela editora Literando & Afins, das 15h até 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompeia. Depois, noites de autógrafos estão programadas entre os dias 17 e 31 de agosto em Campina Grande, Recife, Brasília e no dia 23 de novembro em Fortaleza.

Sobre a autora

Iêda Lima é de Campina Grande, mas mora em São Paulo desde 2010. Descendente de índios Tarairús e Potiguares e mistura com brancos Holandeses e Portugueses, Iêda Lima teve uma rica experiência profissional, após a sua volta do exílio no Chile e Alemanha.

Formada em Economia de Transportes, pela Escola Superior de Transportes e Comunicações de Dresden, na Alemanha, Mestre pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutora pela USP de São Carlos, em Engenharia de Transportes, ela é autora do livro técnico “O novo e o velho na gestão da qualidade do transporte urbano” (Bauru: EDIPRO, 1996), e desde sua aposentadoria, em junho de 2014, dedica-se a escrever, fotografar, formar opinião via redes sociais e curtir a família e os amigos. Esta é sua primeira obra pessoal e destaca-se como uma autobiografia com viés político e social que muito nos faz refletir sobre o momento atual em que vivemos.

Sobre a editora

A Literando & Afins nasceu da ideia de que o autor deve ser assessorado em toda a criação de sua obra, se necessário, desde suas primeiras palavras até o ter em suas mãos o tão sonhado livro! Acima de prestar um serviço, a editora tem como objetivo proporcionar uma experiência editorial, já que para toda sua equipe e colaboradores, um livro tem de ter sua própria história.

Autobiografia - “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”

Autora - Iêda Lima

160 páginas – 14x21cm

R$ 34,90