Brasil, 18 de Agosto de 2019

• Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Goiânia recebe 1º residencial com bosque e lago ornamental

Uma área de lazer de 2.700 metros quadrados com mais de 1.600 plantas foi implantada em pleno coração da capital e irá beneficiar microclima da região do Setor Marista. Inovação foi possível graças a novas tecnologias de engenharia.

Com uma proposta de reduzir impactos ambientais e promover mais qualidade de vida, a construção civil vem investindo em projetos inteligentes e novas tecnologias que são capazes de tornar as selvas de concreto das grandes cidades em lugares que agregam mais qualidade de vida com uma presença maior de áreas verdes. Essas pequenas porções de vegetação em meio aos grandes centros urbanos mostram uma moderna tendência e trazem benefícios como equilíbrio térmico, melhora na qualidade do ar e alívio no paisagismo da cidade.

É neste contexto que Goiânia ganha, durante esta Semana Mundial do Meio Ambiente, uma área verde de 605,33 metros quadrados com um lago ornamental e um bosque particular bem no coração da cidade. O Botanic Consciente Life, empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora, que fica na Avenida D, no Setor Marista, será entregue nesta quinta-feira (1º/6). A festa para os clientes que adquiriram unidades do empreendimento será às 20h, com show exclusivo da banda de pop rock Stereo For e buffet assinado pela chef Ana Maris, do Maison Florency. Os futuros moradores poderão visitar os ambientes como o Espaço Mulher e a Brinquedoteca, já em funcionamento.

De acordo com o engenheiro Leonardo Menezes, um dos responsáveis pela obra, a inovação irá beneficiar o microclima da região, além de formar uma barreira acústica para os futuros moradores. “No coração da cidade, em uma avenida de alto fluxo, conseguimos criar a possibilidade de viver com o verde sem abdicar do conforto disponível de uma grande metrópole. São 605,33 metros quadrados de área verde, composta por 1.622 plantas de mais de 30 espécies, que irão propiciar um clima agradável a todos que transitam pela região e para a cidade como um todo”, conta o engenheiro.

Primeiro residencial de Goiânia a incluir um bosque com lago ornamental, ambos suspensos no mezanino, o Botanic Consciente Life trouxe de São Paulo árvores de pequeno a grande porte, que em fase adulta atingirão até 10 metros de altura, além de 150 carpas que irão compor a fauna do corpo d’água. O projeto paisagístico é assinado pelo renomado paisagista Benedito Abbud.

Lago sustentável

Com 148m², o lago do Botanic possui características sustentáveis e foi desenvolvido para ser autolimpante. De acordo com Carlos Savale, diretor da Ecovalle, empresa paulista responsável pela preparação do corpo d’água, três sistemas fazem com que essa limpeza automática ocorra: a engenharia do lago, a tecnologia de filtragem e os peixes que irão compor a fauna aquática. Com cascata em uma ponta e um filtro na outra, além de uma leve inclinação no terreno, foi possível produzir uma correnteza que irá levar as impurezas da superfície até o ponto de filtragem.

As 150 carpas, peixes de 15 a 34 cm, que já estão no lago, irão contribuir para a estética e para a limpeza. “As carpas são animais que se alimentam no fundo do corpo d’água. Ao comer, elas levantam poeira e junto com ela, sujeiras. Com a precipitação dos dejetos, a correnteza artificial encaminha tudo para o filtro, promovendo uma limpeza automática. Como os peixes dessa espécie não têm estômago, elas ficam o dia inteiro nesse processo e assim não precisamos aspirar a poeira do fundo”, explica Carlos Savale.

De acordo com Savale, na ausência de peixes, o lago ficaria cheio de sujeira e as paredes lodosas e com fungos. Depois de filtrada a água retorna, via dutos, para a cascata, que a devolve para o lago. “Com esse processo, conseguimos água cristalina por tempo indeterminado, economizando com a manutenção e energia elétrica”, garante.

O empreendimento

Com 140 apartamentos dispostos em torre única de 41 pavimentos, o Botanic tem plantas de 158m² com três suítes e três vagas de garagem. Além disso, são quatro apartamentos por andar, sendo que cada prumada tem elevador com hall privativo. No topo, há um terraço gourmet para complementar o lazer dos moradores. No total, são quase 40 mil metros quadrados de construção.

Na distribuição interna dos apartamentos, o destaque é para a integração entre sala, cozinha e varanda com churrasqueira a carvão. As três suítes serão entregues com veneziana integrada, já com preparação para projetos de automação residencial. O pé direito será maior que o convencional e entregue com manta de isolamento acústico.

O projeto, assinado pelos arquitetos Camila Inácio e Luiz Araujo, prevê a orientação Norte/Sul para a sala, varanda e quarto do casal, medida que protege estes ambientes da insolação. Outra medida para amenizar os efeitos do sol e garantir mais privacidade será a maior espessura de algumas paredes. O acabamento será de alto padrão e inclui porcelanato e mármore travertino.

O Botanic Consciente Life também conta com a parceria da JFG Empreendimentos e da Santos Sampaio Empreendimentos

Notícias ::