Brasil, 20 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Professor da Fundação Dom Cabral lista 4 recomendações para a liderança artesanal

São Paulo (SP), 22 de maio de 2017 - Gestão de pessoas é um desafio para qualquer profissional. Se, por um lado, o uso de novas tecnologias para acompanhamento de desempenho e definição de metas tende a tornar o trabalho do líder mais simples, por outro, favorece uma burocratização excessiva do ambiente das organizações.

“Ser um bom gestor é resgatar o aspecto artesanal da liderança”, alerta o professor Sigmar Malvezzi, professor na área de Organizações e Comportamento Organizacional da Fundação Dom Cabral.

Malvezzi lista quatro recomendações essenciais para a liderança interessada em equilibrar a tecnologia e a subjetividade na gestão de equipes.

1-Aposte na criatividade na gestão

Os indicadores de desempenho dos colaboradores pode tornar a gestão de pessoas uma tarefa mais simples, mas, também, mais burocrática. Um bom líder deve acompanhar esses indicadores, mas o verdadeiro foco deve ser o desempenho criativo da sua equipe. “A experiência recente da gestão dos negócios dentro de ambientes mediados por plataformas digitais mostra que há uma relação complexa entre demandas do negócio, liderança dos gestores e ação empreendedora dos colaboradores”, explica o professor Malvezzi. “Nesse cenário, o desempenho criativo é o fator passível de gestão e deve ser o foco do líder, já que as demais tarefas podem ser reguladas por ferramentas de gestão, com indicadores mais claros e tangíveis”.

2-Valorize o aspecto “artesanal” da liderança

Serviços e soluções como o Uber, Airbnb e até mesmo o internet banking estão, aos poucos, transferindo a responsabilidade de funcionamento do negócio para os clientes, eliminando intermediários. Com isso, o papel do líder ganha importância e precisa fugir das fórmulas prontas. “A função da liderança é mobilizar o protagonismo individual e coletivo da equipe”, destaca o professor. “O bom líder coordena a adaptação das tarefas e desempenho em ambientes de incerteza, instabilidade e ambiguidade, onde seguir o manual de procedimentos não basta”.

3-A tecnologia é aliada da gestão, mas não deve ser o único recurso

A área de gestão de pessoas conta, hoje, com uma série de instrumentos para recrutar, selecionar, motivar, desenvolver e comunicar no interior das organizações. É tentador para o líder se apoiar no universo da tecnologia e descuidar do aspecto motivacional. “Pela liderança, o gestor capacita, energiza o compromisso, fomenta a esperança da autoprodução, cria a sinergia para as competências complexas e viabiliza a reciprocidade”, lembra Malvezzi.

4-Enxergue o desempenho da equipe além dos resultados

Cada profissional possui um potencial, que nem sempre é revelado sem estímulo. Analisar o desempenho da sua equipe apenas pelos números das entregas de resultados é um erro comum entre a liderança. É preciso enxergar além. “O desempenho criativo e adaptativo é fator passível de gestão, ao passo que a maioria das tarefas são reguladas pelas ferramentas de gestão. Devido a essa potencialidade dos desempenhos, as empresas ainda necessitam de gestores”, alerta o professor.

Contatos FSB Comunicação para a Fundação Dom Cabral

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::