Brasil,

Teste genético identifica mulheres com baixo risco de recorrência de câncer de mama que podem ser poupadas da quimioterapia

Tratamento quimioterápico possui consequências indesejadas para muitas pacientes e nem sempre oferece o benefício esperado, portanto, sua indicação deve ser analisada cuidadosamente

Mulheres diagnosticadas com câncer de mama invasivo em estágio inicial agora têm à disposição um novo teste genético do tumor que identifica o risco de recorrência em um período de 10 anos após o diagnóstico inicial. Trata-se do Prosigna, teste aprovado pelas agências regulatórias dos Estados Unidos (FDA) e da Europa (EMA) como ferramenta prognóstica no câncer de mama.

O Prosigna auxilia nas decisões de tratamento e identifica pacientes com baixo risco de câncer de mama que não necessitam de quimioterapia. Como esse tipo de tratamento é destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, náuseas, dores abdominais, vômito, entre outras indisposições. Por isso o tratamento deve ser analisado de forma extremamente criteriosa antes de sua indicação.

Até muito recentemente não havia nenhum teste validado que fornecesse aos médicos e suas pacientes esta informação. Mais de 50% das recorrências de câncer de mama em mulheres ocorrem após cinco anos do diagnóstico, o grande diferencial desse teste é o fato de ele identificar o risco de recorrência de tumores em um período de 10 anos. Prever a probabilidade de reincidência até 10 anos após o diagnóstico é um auxílio significativo aos médicos para determinar a linha de tratamento a ser seguida.

A American Society of Clinical Oncology, conceituada banca médica norte-americana, também passou a recomendar o teste. Essa é, hoje, a plataforma mais robusta em predizer risco de recorrência tardia no câncer de mama em fase inicial.

*Dra. Tania Vulcani é Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UNESP, Botucatu (2002); Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2005) - mestrado realizado em parceria com a University of Colorado Health Science Center; Doutorada em Ciências pelo Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2010) e Diretora Científica do Laboratório Inteligene Genética Integrada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo