Brasil, 16 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

GuardeAqui e Kipit anunciam fusão e consolidam liderança no setor de self storage no Brasil

União das operações coloca o Pátria Investimentos e a Equity International como controladores do maior grupo desse mercado no Brasil

O GuardeAqui, maior grupo operador de self storage do Brasil, e a Kipit, marca pioneira no setor com mais de 20 anos de atuação, acabam de firmar um acordo de fusão de suas operações. A nova empresa passará a operar exclusivamente pela marca GuardeAqui. O Pátria Investimentos, controlador da Kipit, passa a ser um dos acionistas controladores do GuardeAqui, juntamente com a Equity International.

A operação combinada consolida aproximadamente 10 mil boxes e 110 mil m² de área locável, contando atualmente com 5 mil pessoas físicas e jurídicas em sua base de clientes ativos. As quatro unidades da Kipit (duas em operação na cidade de São Paulo e duas em desenvolvimento – uma na capital paulista e outra no Rio de Janeiro) passam a integrar a plataforma do GuardeAqui, que aumenta para 19 unidades distribuídas nos municípios de São Paulo, Barueri (Alphaville), Santos, Guarulhos, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

“Essa fusão une duas grandes operações do mercado e nos permite acelerar nosso plano de expansão, oferecendo o melhor em termos de qualidade e segurança para os consumidores de self storage do Brasil”, afirma Allan Paiotti, CEO do GuardeAqui.“O mercado de self storage apresenta grande potencial de crescimento no Brasil, com a demanda crescente por espaços de armazenamento de volumes, especialmente dentro dos grandes centros urbanos. Pessoas físicas e empresas sofrem o reflexo da redução de espaços e das restrições de locomoção e de logística. Em São Paulo, por exemplo, as áreas dos apartamentos estão cada vez menores, o que gera demanda por espaço para guardar ‘volumes’, e as dificuldades de locomoção, especialmente de veículos pesados, gera demanda de formação de pequenos estoques em pontos estratégicos da cidade, analisa Fauze Barreto Antun, sócio do Pátria Investimentos.

Josh Livingstone, representante da EI no Conselho do GuardeAqui, acrescenta: "A GuardeAqui desenvolveu padrões operacionais e administrativos líderes do setor e estamos muito satisfeitos por esta associação com o Pátria, que nos permitirá continuar a trajetória de crescimento da GuardeAqui".

Em junho de 2015, o GuardeAqui adquiriu a Cangubox iniciando o movimento de consolidação no setor que agora deve ganhar mais força com a presença do Pátria Investimentos. O GuardeAqui planeja investimentos significativos nos próximos dois a três anos, alinhado com o plano estratégico de expansão até 2020 quando a empresa projeta atingir cerca de 50 unidades, focada nas maiores capitais do sul e sudeste do País.

“Estamos atentos às oportunidades e seguimos focados no nosso plano de crescimento. A confiança do Pátria mostra que estamos no caminho certo, com um plano consistente de desenvolvimento de um novo segmento imobiliário no mercado brasileiro e atendendo os elevados padrões operacionais e administrativos exigidos por um investidor institucional e qualificado como este”, destaca Paiotti.

O mercado de self storage no Brasil é relativamente novo, com menos de 200 unidades em operação. Após a união com a Kipit, o GuardeAqui passa a responder sozinho por cerca de 10% das unidades brasileiras de self storage e, segundo estimativas de mercado, por cerca de 20% da área locável disponível.

Diferenciais
O mercado de self storage se caracteriza por disponibilizar espaços com facilidade de acesso, alto padrão de segurança, flexibilidade de prazos contratuais e nenhuma burocracia. Em relação aos antigos “guarda moveis”, os self storages são um profundo avanço por oferecer boxes modulares, contratos de locação flexíveis e acesso direto dos locatários aos boxes, dentro de áreas protegidas. As instalações contam com sistemas de segurança dotados de câmeras de monitoramento 24 horas e alarmes individuais por box, além de seguro especializado com cobertura total. Como o acesso é exclusivo do usuário, somente o cliente possui a chave do cadeado do box.

O contrato é mensal, flexível, sem burocracia e sem taxas adicionais (caso de IPTU ou condomínio, por exemplo) ou despesas de manutenção (conta de eletricidade, água ou condomínio). O locatário conta com um seguro para seus bens, paga antecipadamente pelo mês de uso e não há prazo mínimo de permanência: basta comunicar sua saída no final do período contratado e o contrato não é renovado. Portanto, não é preciso, por exemplo, apresentar seguro-fiança ou fiador para alugar seu espaço.

Sobre o GuardeAqui
O GuardeAqui é a empresa líder em self storage no Brasil, provendo soluções de auto armazenamento para indivíduos, famílias e empresas. Com mais de 96 mil m² de espaço para locação dividido em boxes de tamanhos variados, as instalações do GuardeAqui são estrategicamente localizadas e construídas com os mais elevados padrões internacionais de segurança e acessibilidade, contando com áreas projetadas para carga e descarga, drive-thru e acessórios como carrinhos e plataformas disponibilizados gratuitamente para que o cliente possa movimentar seus pertences com conforto e segurança. Atualmente, a empresa conta com instalações operando ou em construção em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Jundiaí, Guarulhos, Barueri, Santos e Campinas, além de projetos de expansão para as demais regiões do País. Para outras informações, acesse www.guardeaqui.com.

Sobre a Kipit
Controlada pelo Pátria Investimentos desde 2015, a Kipit foi pioneira no mercado de self storage em São Paulo, com mais de 20 anos de experiência em armazenamento de volumes, tanto para pessoas físicas como empresas. A Kipit fornece soluções climatizadas de lockers, boxes e mini armazéns privativos de 1 a 35 m², com contratos flexíveis de locação mensal, controle de acesso individualizado, de fácil movimentação e garantia de segurança 24 horas. Atualmente a empresa possui duas unidades em operação em locais estratégicos de São Paulo e duas unidades em desenvolvimento, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse www.kipit.com.br.

Sobre o Pátria Investimentos
O Pátria Investimentos é uma empresa global de gestão de ativos alternativos que já soma mais de 28 anos de experiência no mercado. Pioneira na indústria de Private Equity no Brasil, a instituição vem expandindo gradualmente seu portfolio com a criação de novos negócios nas áreas de Infraestrutura, Real Estate, Crédito, Public Equities e Agronegócio. Atualmente, o Pátria mantém oito escritórios espalhados pelo mundo, em cidades-chave como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Los Angeles, Londres, Dubai, Bogotá e Santiago. O Pátria conta com a Blackstone, líder global na gestão de investimentos alternativos, como sócio relevante desde 2010. Informações adicionais estão disponíveis em: www.patriainvestimentos.com.br.

Sobre a Equity International
A Equity International (EI), fundada por Sam Zell em 1999, investe em plataformas imobiliárias e de infraestrutura em mercados emergentes. O investimento e o valor da EI vão além do seu capital, fornecendo às empresas do seu portfólio: credibilidade institucional, excepcional governança corporativa, melhores práticas, uma perspectiva operacional única e acesso a uma poderosa rede global. A EI emprega uma abordagem de propriedade ativa, em parceria com a liderança da empresa investida, para alcançar o crescimento estratégico e a liderança do segmento onde atua. Como resultado, a EI é reconhecida como um parceiro desejável em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.equityinternational.com.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::