Frio pede lareira em casa: revestimentos da Roca Cerámica e Incepa asseguram sofisticação e segurança
O porcelanato de grandes dimensões agrega ao décor de diferentes estilos e é indicado tanto para as lareiras tradicionais, como as ecológicas
Nesse último final de semana, as baixas temperaturas marcaram presença nas regiões Sul e Sudeste. E quem não sonha em ter uma lareira em casa? Bastante desejadas para quem sonha em desfrutar noites quentinhas e aconchegantes, elas nunca perdem o charme da sua presença nos projetos de arquitetura de interiores.
As marcas Roca Cerámica e Incepa, produzidas pela Roca Brasil Cerámica, empresa pertencente ao grupo mexicano LAMOSA, contam com um portfólio completo de porcelanatos Superformatos e insertos de parede. Por toda a tecnologia envolvida em sua produção, suas características asseguram proteção e segurança, na comparação com outros produtos, uma vez que suportam o uso frequente em altas temperaturas.
Na parte inferior, onde está localizada a lareira, e na parede lateral, a aparência atemporal do mármore Travertino é representado pelo Superformato da Séria Navona, da Roca Cerámica. Conta com as grandes dimensões 100 x 200 cm | 120 x 120 cm | 120 x 250 cm e o formato tradicional de 60 x 120 cm. Na parte superior, o revestimento para parede Navona Wind, também da Roca Cerámica, tem 40 x 120 cm | Divulgação: Roca Brasil Cerámica
Junto com a diversidade de coleções que apresentam a estética de outros materiais como mármores, madeira e outros elementos, caso do aço corten, os ambientes desfrutam de elevada resistência e durabilidade, mantendo a beleza e a funcionalidade dos Superformatos da Roca Cerámica e Incepa por muito mais tempo.
Da Incepa, a Série Portofino, é inspirada no mármore Crema Marfil, de origem espanhola, ressaltando os veios suaves e o contraste entre as tonalidades de bege na superfície. Esse visual uniforme e a imponência do Superformato de 120 x 120cm o torna atemporal e ideal para revestimentos de parede com lareiras | Divulgação: Incepa
Características do Porcelanato
A sofisticação desse revestimento se revela em ampla gama de cores, texturas e padrões, que permitem uma personalização completa do ambiente dentro de diferentes estilos decorativos. Além de resistentes e duráveis, os Superformatos têm a vantagem de revestir grandes áreas com juntas mínimas de 1 ou 2mm.
Também da Incepa, a sobriedade da Série Pro reúne uma grande diversidade de cores, formatos e acabamentos. Nesta sala, a versão Coffee polido, de 90 x 90 cm, é uma alternativa atemporal e elegante. Essa opção também está disponível nas cores Nude, Sand, Ivory, Cement e Concret, de 60 x 60 cm e 90 x 90 cm| Divulgação: Incepa
Resistência às altas Temperaturas
Uma das principais vantagens do porcelanato é a sua alta capacidade térmica, que contribui diretamente na manutenção e no brilho das peças – com o passar do tempo, o visual da lareira e do ambiente não serão acometidos por desbotamentos ou manchas que acontecem em outros materiais.
Entretanto, ainda que desenvolvidos para suportar condições extremas, é importante acrescentar que ele não deve ter contato direto com as chamas – mas essa questão técnica não é uma limitação para revestir a área externa de lareiras tradicionais e ecológicas, entregando um acabamento refinado. Por fim, o piso ao redor da lareira também se beneficia com o uso do porcelanato, pois ao suportar o elevado gradiente de temperatura da lareira, o piso é diretamente beneficiado pela conservação da baixa temperatura.
Limpeza do ambiente
Além de serem visualmente atrativos e robustos, os Superformatos são extremamente fáceis de limpar. A superfície menos porosa impede a absorção de sujeiras, como ocorre com as pedras naturais, e a facilita a manutenção diária: com apenas um pano úmido e produtos de limpeza comuns é possível manter a lareira sempre impecável, livre do acúmulo de fuligens e resíduos de combustão, promovendo um ambiente salutar, uma vez que previne o acúmulo de poeiras e ácaros.
Sobre a Roca Brasil Cerámica
A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Entre as melhorias conquistadas com esse trabalho, entre os anos de 2021 e 2022, estão a redução do consumo de água por m² em 3%; diminuição do consumo de energia em 5%; destinação de 95% dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem); extinção do coque de petróleo sendo substituído pela biomassa, um combustível renovável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>