Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

SolarBR adquire infraestrutura de Data Center da Tier4 para suportar operação

Projeto garantiu à segunda maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil aumento da segurança, confiabilidade e controle do ambiente de TI

A SolarBR, uma das 15 maiores engarrafadoras de Coca-Cola do mundo e o segundo maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil, contratou a Tier4 Intelligent Solutions - empresa nacional de engenharia especializada em soluções para Data Centers – para fornecer sua infraestrutura de ambiente de TI a fim de suportar e unificar toda sua operação. A solução entregue envolveu projeto, instalações, fornecimento de materiais e serviços, incluindo produtos e acessórios para Data Center para uma área total de aproximadamente 88m2, na unidade de Maracanaú, Ceará, em conformidade com a norma ANSI/CSA/EIA/TIA 942 (Telecomunications Infrastructure Standard for Data Centers), atendendo o conceito e premissas de alta disponibilidade e redundância.

As negociações para o projeto começaram no final de 2014 quando o maior desafio da SolarBR, era encontrar um fornecedor de qualidade, mas com um custo acessível para atender suas demandas crescentes de TI.

A Tier4 Intelligent Solutions foi responsável pela concepção, construção e instalação do Data Center com sistemas de climatização de precisão, sistema automático de combate a incêndio, sistema de alimentação elétrica dual, sistema de CTFV com gravação digital e de controle de acesso, além do cabeamento lógico estruturado com racks adesivados com a identidade visual do cliente. A nova estrutura de TI possibilitou uma unificação das aplicações em um único local, garantindo maior confiabilidade e controle do ambiente. “Hoje nós conseguimos monitorar toda a SolarBR em um único local e temos todas as informações de forma prática a ponto de não termos problemas em identificar a causa raiz dos erros, o que traz mais segurança para a nossa empresa”, conta Oberlandy do Nascimento, gerente de Tecnologia da Informação da SolarBR.

Para suportar as operações das 13 fábricas e 36 Centros de Distribuição da empresa presente em dez estados brasileiros, mais parte de Tocantins e Goiás, a parceria com a Tier4 Intelligent Solutions estava presente na mudança dos equipamentos do antigo local para a fábrica em Maracanaú, uma distância de 30km entre os pontos, para atender qualquer necessidade durante o “moving”, realizado pelo time de TI da SOLAR. A troca de endereço do data center foi necessária devido aos problemas presentes na estrutura anterior, como dificuldades operacionais, indisponibilidade de algumas aplicações, problemas com ar-condicionado do local, impossibilidade de escalabilidade, causados pela inadequação do ambiente onde estava inserida.

“Com a ajuda da Tier4, nós conseguimos superar os principais desafios do projeto: as questões estruturais do novo local, apoio durante o “moving” realizado pelo time da SOLAR e a criação de um ambiente totalmente escalável e com disponibilidade”, comemora Nascimento.

Os trabalhos das duas equipes possibilitaram a finalização do projeto em abril deste ano e, com a mudança de ambiente realizada em maio, o Data Center entrou oficialmente em operação no dia 23 de maio último, funcionando perfeitamente e atingindo os objetivos iniciais.

A satisfação e eficácia da solução da Tier4 Intelligent Solutions despertou o desejo da SolarBR de ampliar a parceria e a empresa já partiu para a construção de um segundo Data Center. A construção teve início no Centro de Distribuição da empresa, em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, e a previsão para o término é no final de julho de 2016.

Sobre a Tier4

A Tier4 Intelligent Solutions é uma empresa nacional de engenharia focada em soluções de data center, pertencente ao Grupo D2F Engenharia. Fundada em 2011, a Tier4 Intelligent

Solutions nasceu com o objetivo de atender o mercado de forma única e diferenciada, na oferta de soluções inteligentes que agreguem valor aos projetos de data center. Com sede em São Paulo e uma planta fabril em Barueri (SP), a Tier4 Intelligent Solutions acaba de abrir sua primeira filial fora do Brasil, em Bogotá, na Colômbia, para atender os países da América Central.

A empresa é formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados com certificações técnicas internacionais como Microsoft, PMI, Cobit e ITIL. Em 2014, a Tier4 Intelligent Solutions venceu dois prêmios nas categorias, “Ideia para o Futuro & Conceitos de Design” e “Inovação e Design em Micro Data Center”, conferidos pelo Data Center Dynamics. Entre os projetos desenvolvidos, estão clientes de grande porte como Coca-Cola, General Motors, Itaú e B2W.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::