Logo
Imprimir esta página

CONAREM cria programa inédito de formação de profissionais em retífica de motor para todo o Brasil

Programa nacional desenvolvido em parceria com o SENAI e apoio de fabricantes pretende promover capacitação por meio de EAD para jovens ingressarem na profissão de retífica de motores que possui escassez de mão de obra especializada

O reparo de motores dos mais diversos segmentos, seja automotivo, marítimo, agrícola e equipamentos industriais, é um mercado em evolução. Retíficas de todo o Brasil possuem as mais diferentes demandas, conforme a região onde estão localizadas e os negócios predominantes na economia onde atuam. Mas o setor de retíficas, mesmo tendo demanda de serviços, sofre com a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais e existe hoje dificuldade para repor o posto de um profissional que se aposenta”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.

Sentindo essa necessidade, após uma análise nas empresas de todo o Brasil associadas à entidade, o CONAREM partiu para a criação de um programa inédito de capacitação profissional para o setor de retíficas em parceria com o SENAI e acaba de lançar o EAD – Ensino a Distância, que permite a capacitação técnica de jovens que queiram ter uma profissão em um mercado deficitário em mão de obra e uma oportunidade de emprego com carteira assinada.

O programa de capacitação, que possibilita que o jovem faça o curso de retificador de motores pela plataforma EAD gratuitamente e assim tenha a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, conta com o apoio das principais indústrias de componentes motor.

A expectativa, segundo Laguna, é capacitar milhares de jovens que poderão ter novas perspectivas e iniciar uma carreira nas milhares de retíficas em todo o Brasil .

Laguna explica que, futuramente, a ideia é criar o banco de talentos nacional online, com os profissionais capacitados para as empresas do setor poderem fazer o recrutamento.

O curso de retificador de motores, disponível gratuitamente na plataforma do SENAI, possui sete módulos em um total de 40 horas, iniciando por motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo terá prazo de 21 dias a partir da inscrição até a resposta do questionário de avaliação do conhecimento adquirido. Ao finalizar e ter atingido a média mínima, o aluno terá direito ao certificado de conclusão por módulo que poderá imprimir ou arquivar e assim participar do banco de talentos do CONAREM.

Para fazer o curso, a pessoa deve ter ensino médio completo, mais de 16 anos, CPF e e-mail.

Para envolver todos os agentes do setor e também divulgar esta ação inédita de capacitação profissional abrangente, o CONAREM lança campanha setorial em seus canais digitais e nas mídias do setor e conta com o apoio dos principais fabricantes parceiros do setor fornecedores: Mahle, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), RIO (Riosulense) e Takao.

“Estamos lançando uma grande campanha de divulgação com o apoio dos principais fornecedores do segmento, além da participação de retíficas e os demais players do mercado também poderão se envolver na disseminação desta ação inédita”, informa. A adesão está aberta para todas as empresas do aftermarket automotivo, já que se trata de campanha setorial.

Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, acesse: https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna

Para mais informações sobre o curso, entrar em contato

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto