Logo
Imprimir esta página

Pesquisa inédita revela que custo benefício e promoções são pontos negativos na experiência com marcas de calçados e acessórios

Realizada pela SoluCX, a pesquisa também revelou que o status da marca, o atendimento e a qualidade dos produtos estão entre os pontos positivos desse segmento.

O levantamento "Customer Insights – Moda e Vestuário", realizado pela SoluCX, líder em pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, revelou os pontos positivos e negativos na percepção dos consumidores, com relação aos segmentos analisados. Entre os pontos negativos destacados estão “qualidade dos produtos”, nos setores de Vestuário e Artigos Esportivos, e “atendimento” em Óticas. Já os destaques positivos são “variedade dos produtos” e “moda e tendências” em Vestuário e Artigos Esportivos, e “qualidade do produto” e “ambiente” em Óticas.

Os dados inéditos foram coletados no período de 14 de junho a 20 de julho de 2022, com mais de 12 mil opiniões coletadas de respondentes em todo o Brasil, e fazem parte de um estudo sobre hábitos de consumo em diversos segmentos. No setor de Moda e Vestuário, foram feitos estudos sobre: Artigos Esportivos, Vestuário, Óticas e Calçados e Acessórios.

Foram avaliadas 89 marcas de Vestuário, Óticas e Artigos Esportivos, e entre elas estão: Renner, Calvin Klein, Marisa, Lupo, C&A, Adidas, Puma, Centauro, Netshoes, Chilli Beans, Óticas Carol e Oakley.O objetivo principal da pesquisa foi apurar a percepção dos clientes com relação aos players avaliados e tirar insights sobre o setor como um todo, para isso, um dos indicadores avaliados foi o Net Promoter Score (NPS), métrica de lealdade mais utilizada para medir o índice de satisfação do consumidor.

Durante o webinar “CX Fashion: A experiência do cliente no setor da moda”, realizado pela SoluCX, os especialistas Renata Marques, Insights & CX Manager da C&A e Lucas Visentin, Global Brand Insights Manager da Alpargatas, analisaram os dados apontados no relatório de Customer Insights e trouxeram os principais desafios e tendência do CX nesse setor. Para Renata, o mercado mudou, e se atentar para a experiência do cliente é uma obrigação para as empresas.

“Todas as marcas que viveram, e sobreviveram, a esse período de pandemia descobriram que olhar para a experiência do cliente não é mais um diferencial, é uma obrigação. Agora que os consumidores se acostumaram a comprar online, eles precisam de um motivo muito forte para ir até uma loja física, é necessário que essa loja ofereça uma boa experiência para esse cliente para que ele queira ir até lá”, explica. A especialista ainda reforça que “A loja não é mais o lugar onde os clientes só compram, é o lugar em que eles escolhem ir”.

Com base nas respostas dos consumidores, a pesquisa mostrou a régua do NPS de percepção dos segmentos. Vestuário possui a nota máxima de 84.3 e a mínima de 46.0, enquanto Óticas possui nota máxima de 85.7 e a mínima de 56.3, e Artigos Esportivos possui nota máxima de 70.1 e a mínima de 45.8. As notas médias de cada segmento foram: 72.6, 69.7 e 57.8, respectivamente.

“Com o painel de respondentes da SoluCX, que conta com 350 mil consumidores ativos, avaliamos mais de 40 segmentos distintos. A partir das respostas, conseguimos montar um panorama muito claro e assertivo sobre a percepção dos consumidores dessas marcas e identificar o NPS daquele mercado. Os números variam muito de um setor para o outro, mas o objetivo da pesquisa é trazer para as empresas os pontos de acerto e, principalmente, os pontos que devem ser ajustados, para que elas possam desenvolver uma relação de proximidade e confiança com seus clientes”, ressalta Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

Como foi feita a pesquisa do "Customer Insights – Moda e Vestuário”

Para a consolidação dos dados, a SoluCX coleta as opiniões aplicando pesquisas remuneradas nos respondentes cadastrados em sua base, dessa forma, a empresa consegue obter informações de comportamento de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em tempo real. Na pesquisa de percepção, a metodologia segue o mesmo padrão para todas as marcas analisadas, coletando as opiniões em um mesmo canal, período, indicador, volumetria e erro amostral.

Além da nota do NPS e de um campo aberto para comentários, o consumidor pode avaliar com Likes e Dislikes itens como: Agilidade na entrega, performance do app, variedade de restaurantes parceiros, abrangência, condição do produto, etc. Nos Likes e Dislikes dinâmicos, é utilizado um algoritmo para aumentar a profundidade da análise, e no campo de comentários é aplicado um machine learning, que auxilia o time de análise de dados da SoluCX na criação desses estudos.

A solução para apuração dos dados e construção dos reports segmentados, é a mesma utilizada para criar o ranking de NPS em cada segmento, e premiar as marcas líderes no NPS Awards, prêmio promovido em parceria com a Exame e a Gouvêa Experience. Em 2022 serão realizados dois eventos, a edição varejo que acontece dentro da Latam Retail Show em setembro, e os demais setores em novembro. Ao todo, serão 41 segmentos mapeados.

Empresas interessadas em participar do NPS Awards 2022 poderão ter mais informações no site: www.npsawards.com.br ou em www.latamretailshow.com.br

Sobre a SoluCX

A SoluCX é líder em pesquisas de satisfação e NPS no Brasil, ouvindo mais de 30 milhões de consumidores anualmente. Por meio de um ecossistema completo de soluções em Customer Experience, oferece tecnologia, consultoria, insights ao mercado, reconhecimentos e educação para profissionais e empresas que buscam a transformação cultural de centralidade no cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto