Logo
Imprimir esta página

AquaRio atinge a marca 5 milhões de visitantes nesta segunda-feira

AquaRio atinge a marca 5 milhões de visitantes nesta segunda-feira

Com apenas cinco anos de operação, o AquaRio se consolida como um dos principais atrativos da cidade maravilhosa abordando a educação ambiental e o trazendo de volta o espaço dedicado às águas-vivas

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro recebeu o visitante de número 5 milhões nessa segunda-feira, 25/07. Com apenas cinco anos de funcionamento, o AquaRio se consolida como um dos principais atrativos da cidade. Para comemorar a marca recorde, o AquaRio preparou uma grande surpresa para o visitante que marcou esse grande número com um passaporte de sócio vitalício, brindes da loja oficial do parque e uma visita ao backstage que deverá ser agendada, além de uma comemoração com o mascote Zé Tubarino com direito a balão, confete e buzina!!

Nesse dia histórico, foi celebrado também a chegada de novos moradores no circuito, os visitantes poderão contemplar um novo espaço no circuito dedicado a um dos animais mais emblemáticos do reino animal, as águas-vivas. Em geral, medem poucos centímetros e podem chegar a 3 metros de diâmetro. Nesse espaço, que tem um objetivo de educação ambiental, os visitantes serão provocados a refletir o impacto do plástico nos oceanos e em toda biodiversidade.

O sucesso da atração carioca se dá não só por mostrar as belezas da vida marinha, mas também ao trabalho de educação ambiental e pesquisa para conservação da biodiversidade que encanta ainda público. Atualmente existem mais de 3 mil animais no AquaRio. Desse número total, 110 tubarões e raias, e cerca de 200 cavalos-marinhos, são frutos de reprodução total no aquário. Passando por um momento de obras, a expectativa é que, até dezembro, o AquaRio receba novas espécies, especialmente de água doce, e tenha novidades em seus tanques.

Muito o que comemorar

Referência em programas de conservação da biodiversidade marinha, o AquaRio mantém seu próprio Centro de Pesquisa Científica, com quase 30 estudos, em parceria com as principais universidades do país (UFRJ, UERJ, UFF, USU e UCB).

Um desses trabalhos, sobre o uso de probióticos como forma de deter o processo de branqueamento de corais, já foi publicado em revistas internacionais renomadas de microbiologia, como Frontiers, Nature e Science. A parceria entre o Aquário Marinho do Rio e a UFRJ tem levado o Brasil à posição de liderança na corrida para salvar recifes de corais em todo o mundo. Os estudos, coordenados pela professora Raquel Peixoto, se tornaram referência pelo pioneirismo e caráter inovador, atraindo pesquisadores de todo mundo ao Rio de Janeiro. O AquaRio também levou o prêmio Out of the Blue Box, concedido pela Fundação Grande Barreira de Corais, da Austrália, na categoria “Escolha Popular”.

O equipamento também se destaca na conservação das raias-borboletas, (Gymnura altavela), nativas do litoral brasileiro e ameaçadas de extinção. A atração carioca foi a primeira e é a única instituição no mundo realizar a reprodução desta espécie de peixe.  

Há também estudos envolvendo a biologia reprodutiva de tubarões ameaçados de extinção, cavalos-marinhos e outras espécies.

Boas práticas que garantem o bem-estar animal

O Aquario Marinho do Rio se tornou o primeiro equipamento do país a receber a Certificação de Bem-Estar Animal, emitida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com a Wild Welfare Worldwide, uma das mais respeitadas instituições no assunto. O equipamento também é o primeiro do mundo a receber o selo Friend of the Sea direto das mãos do fundador do projeto, o italiano Paolo Bray, que nos últimos 30 anos foi responsável por salvar milhões de golfinhos pelo projeto Dolphin-Safe.  

A Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA) — representante a World Association of Zoos and Aquariuns (WAZA) e que certifica importantes programas de conservação para a biodiversidade da região — incluiu a instituição no rol das mais prestigiadas e influentes na América Latina.

“As boas práticas dão total tranquilidade aos visitantes e à sociedade e reitera que o AquaRio é um aquário que respeita a vida e o bem-estar dos animais”, destaca Rafael Franco, biólogo marinho e gerente técnico do Aquário Marinho do Rio.

Um aquário sustentável

O AquaRio possui um dos maiores projetos de energia solar do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 2 mil painéis fotovoltaicos instalados no telhado da atração, ocupando uma área de 6.000 metros quadrados — o equivalente a um campo de futebol —, que geram cerca de 77 mil kWh de energia limpa por mês.

A eletricidade produzida, correspondente ao consumo mensal de 500 residências brasileiras, representa de 20 a 30% de toda energia consumida mensalmente pelo AquaRio. O sistema de energia renovável evita a emissão de 320 toneladas de gás carbônico para o ambiente a cada ano.

O AquaRio em números

- 5 milhões de visitantes ao longo de 5 anos;

- Hoje, são mais de 3 mil animais. Deste total, 64 são tubarões e 44 são raias;

- Mais de 1.000 animais já nasceram no AquaRio por reprodução completa, muitos de espécies ameaçadas. Deste total, cerca de 200 são cavalos-marinhos e 110 filhotes de raias e tubarões. Na maternidade, os recém-nascidos recebem os cuidados devidos e são acompanhados desde o primeiro dia de vida pela equipe especializada de biólogos e veterinários para garantir o bem-estar e para que cresçam bem e saudáveis;

- O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul , com 26 mil metros quadrados de área construída. A grande surpresa fica por conta do grande tanque oceânico, que tem 7 metros de profundidade e comporta 3,5 milhões de litros de água salgada. Inaugurado em 9 de novembro de 2016, o AquaRio é um dos marcos na revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.

Serviço   
AquaRio   
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)   
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)   
Ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br   


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto