Logo
Imprimir esta página

Como usar a serralheria e impressionar na decoração

Neste projeto assinado pela dupla do JADE Arquitetura e Design, o principal objetivo da serralheria foi trazer personalidade ao projeto, com móveis e estantes desenhados sob medida para o apartamento | Foto: Luana Castro Neste projeto assinado pela dupla do JADE Arquitetura e Design, o principal objetivo da serralheria foi trazer personalidade ao projeto, com móveis e estantes desenhados sob medida para o apartamento | Foto: Luana Castro

Perfeito para compor projetos de estilo industrial, o material agrega funcionalidade, resolve questões e produz efeitos únicos nos ambientes

Versátil e capaz de ditar a essência de qualquer cômodo de imóveis residenciais ou mesmo comerciais, a serralheria é uma tendência no décor de interiores. Mesmo sendo marca registrada do estilo industrial, apresenta uma abundância de opções que podem figurar em outras propostas de arquitetura, podendo variar na paleta de cores e a espessura que estão diretamente relacionados à funcionalidade e ao conceito. As especialistas Juliana Durando e Ana Cristina Emrich, à frente do JADE Arquitetura e Design, explicam como usar o material para criar projetos personalizados.

Segundo as profissionais, um metal mais espesso, de tonalidade preta, é ideal para o estilo industrial, enquanto um corte fino com banho de latão ou pintura dourada evoca uma estética clássica. Mas, na maioria dos casos, a serralheria não é usada só pelo visual. O material também resolve questões relacionadas ao espaço disponível no projeto.

Por exemplo, aqui, o desenho da serralheria entre a sala e a cozinha divide os ambientes visualmente, sem perder a integração, e serviu para esconder um pilar existente no “meio” dos espaços | Foto: Luana Castro

“Em nossos projetos, já utilizamos como estrutura para a marcenaria, no desenho de móveis como aparadores, carrinhos de bebidas, mesas de centro e estantes, com iluminação embutida, servindo de luminária, entre muitos outros”, revelam a arquiteta Ana Cristina a designer de interiores Juliana.

A serralheria atrás do sofá serve como um aparador e uma divisão do ambiente, sem perder a integração da sala como um todo. O móvel foi desenhado sob medida para ‘abraçar’ o sofá e proteger o estofado | Foto: Luana Castro

Apesar disso, é preciso ficar atento ao valor final do projeto, pois a serralheria pode afetar bastante o desembolso financeiro dos moradores. Uma maneira de evitar estourar o orçamento é aplicar a tinta preta, que além de tornar o custo mais baixo, é uma boa alternativa para quem deseja móveis e detalhes personalizados, mas não quer investir em peças assinadas por grandes designers. Assim, não é preciso abrir mão do desenho exclusivo e nem ultrapassar o budget.

No hall de entrada do imóvel, a serralheria foi empregada como adorno para emoldurar o espelho e criar uma estante estreita e com prateleira que recebe o quadro. Foto: Luana Castro

Segundo a dupla do Jade Arquitetura e Design, não há limite no uso da serralheria: ela pode estar presente em todos os ambientes, envolvendo desde o hall de entrada, em estantes e aparadores; na sala, em mesas de centro ou laterais e até mesmo área de serviço, executando o desenho de varão para suporte de roupas passadas.

No banheiro, o material também é funcional e decorativo, no entanto, é preciso aplicar um primer para proteger o metal. Já a pintura precisa ser eletrostática, para aumentar a durabilidade da serralheria | Foto: Luana Castro

Outra grande vantagem deste material é a sua versatilidade, que permite facilmente combiná-lo com diversos elementos. “Tudo depende do conceito do projeto. Pode dar certo com madeira clara ou escura, com pedra ou com revestimentos mais rústicos”, contam. As próprias cores de pintura do metal apresentam um leque imenso de possibilidades. Apesar do preto ter o melhor custo-benefício, dourado, bronze e cinza são tendências igualmente interessantes”, ressaltam Ana Cristina e Juliana.

No caso da cozinha projetada pelo escritório, a serralheria completou o espaço útil da bancada, sobrepondo a pedra e criando um detalhe mais limpo e vazado que recebeu as banquetas | Foto: Luana Castro

Inclusive, a junção com a marcenaria ajuda a melhorar o custo, já que é possível criar estantes limpas e mais leves. Sem as caixarias dos armários e com apenas as prateleiras, o valor das peças de marcenaria tendem a diminuir. Além disso, a mistura dos dois elementos é perfeita para garantir uma proposta única, cheia de personalidade.

A combinação do metal e da madeira é comum nas bibliotecas particulares, porém, é muito importante se atentar ao peso dos livros antes de especificar a espessura da serralheria. Para garantir que a estante realmente suporte o volume de itens, a recomendação das especialistas é considerar uma margem de segurança para o caso de mudança no uso com o passar do tempo ou, até mesmo, a sobrecarga de exemplares, indo além do que foi previsto inicialmente.

Quando se trata da espessura, o segredo realmente é esse: entender como aquele móvel será utilizado. Por exemplo, em bancadas amplas, pode-se usar metal 30x30mm para aguentar a carga. Em mobiliários menores, já é possível seguir com 15x15mm. Em prateleiras estreitas, há a possibilidade de executar a produção com 20x20mm – sempre observando o peso do que será colocado em cada uma delas.

Desenhada para que o cliente pudesse acessar as prateleiras do pé direito duplo, a escada ajudou a compor o ambiente, garantindo um charme extra para o espaço | Foto: Ludmilla Oliveira

Sobre JADE Arquitetura e Design

Liderado pela arquiteta e urbanista Ana Cristina Emrich e pela designer de interiores Juliana Durando, o escritório JADE Arquitetura e Design surgiu da paixão e desejo da dupla de entregar muito mais criatividade e praticidade para cada um de seus clientes. Com mais de dez anos de experiência no ramo, as profissionais são especializadas em projetos residenciais, comerciais, corporativos e hoteleiros, buscando resultados personalizados e cheios de identidade – por isso, acompanham cada etapa da obra, planejando em detalhes para garantir a entrega do melhor projeto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto