Logo
Imprimir esta página

Empresa catarinense aposta em usina solar para produzir energia limpa e mais barata

Usina Geração _ Foto Divulgação Quantum Usina Geração _ Foto Divulgação Quantum

Dezoito unidades do Grupo Geração vão se beneficiar do projeto

A grave crise hídrica enfrentada pelo Brasil, e o consequente aumento nas contas de energia elétrica tem preocupado os consumidores e impulsionado, ainda mais, o crescimento do setor de energia solar fotovoltaica. Em Santa Catarina, impulsionado pelo desejo de produzir energia limpa e mais barata, o grupo de concessionárias de veículos Geração, um dos maiores do Estado, investiu na construção de uma usina solar.

“A escassez de recursos hídricos cada vez mais latente, e o alto custo da energia elétrica, nos incentivaram a procurar por alternativas de energia limpa e renovável, contribuindo para o meio ambiente e para o bolso”, afirma o diretor do Grupo Geração, Evandro Elias de Carvalho.

Com projeto desenvolvido pela Quantum Engenharia, a usina em Biguaçu, na Grande Florianópolis, já começou a operar e irá suprir 70% da necessidade de energia das unidades de venda da empresa, em oito cidades. São 1.260 módulos fotovoltaicos-395 Wp, com potência de 497,70 KWp, o que deverá representar uma economia anual de cerca de R$ 300 mil reais. O ganho ambiental em um ano será equivalente a quase 9 mil unidades de árvores plantadas, além de deixar emitir mais de 344 toneladas de CO² na natureza e quase 2 milhões de km de poluentes produzidos por automóveis.

“Os sistemas de energia fotovoltaica proporcionam redução de até 95% na conta de energia elétrica, além de não ser poluente”, explica Thiago Müller Martins, gerente da área de energia solar da Quantum Engenharia. Com 30 anos no mercado, o grupo Quantum é referência em desenvolvimento e gestão de iluminação pública, sistema solar fotovoltaico, subestações e redes de distribuição de energia elétrica, estando presente com projetos em Santa Catarina e em mais nove estados brasileiros.

“O retorno financeiro do investimento foi um critério profundamente analisado, e à época da decisão já demonstrou ser favorável, claramente acima de 8 anos sentiremos no bolso a melhora, e atualmente com os aumentos constantes de custos da energia elétrica certamente este retorno foi reduzido”, completa Evandro.

A energia fotovoltaica cresce exponencialmente no Brasil. Em junho, o País ultrapassou a marca de 16 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após a geração centralizada, segmento de usinas de grande porte, alcançar 5 GW, a geração distribuída (GD), composta por sistemas de médio e pequeno portes instalados em telhados, fachadas e terrenos, se aproximou dos 11 GW, devendo superar o número nos próximos dias. Dessa forma, a fonte solar se aproxima da biomassa, que ocupa a quarta posição na matriz elétrica brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto