Logo
Imprimir esta página

Cremar é pecado?

Divulgação Divulgação

Católicos, evangélicos, espíritas e budistas estão na lista que aceitam o procedimento

O ritual de despedida a um ente querido ou a um amigo é sempre muito doloroso. Junto à 'perda' há decisões a serem tomadas e toda a parte burocrática. É nessa hora que muitas pessoas refletem sobre a cremação, método cada vez mais comum no Brasil. O que interfere diretamente nessa decisão são as crenças e religiões.

Em suma, a maioria das religiões não proíbe a cremação do corpo. O Hinduísmo, por exemplo, é a religião mais favorável à prática, já que acredita que o fogo é purificador. Adventistas, budistas, Christian Science, Hare Krishnas (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), católicos, evangélicos, espíritas e umbandistas também permitem a opção, às vezes, com algumas ressalvas, como esperar 72 horas para o ritual, e onde as cinzas devem descansar.

Vale ressaltar que, grupos mais tradicionais, que seguem veemente as escrituras do velho testamento, por exemplo, preferem optar pelo sepultamento, já que é o método relatado. No entanto, após a pandemia pelo Covid-19, algumas religiões, como a Congregação Cristã do Brasil, têm flexibilizado essa alternativa. Já no caso do Judaísmo, do Islamismo e do Candomblé, a cremação geralmente não é aceita, uma vez que, seus seguidores acreditam que o retorno do corpo à terra completa o ciclo da vida.

“Ao longo dos anos, muitas crenças foram flexibilizando a cremação. Para se ter ideia, o Japão crema 98%, logo abaixo temos o Canadá, depois Estados Unidos, França e Inglaterra cremando entre 70% e 80%. A tendência é acompanharmos esse crescimento, com a informação e a desmistificação da cremação”, explica a arquiteta e urbanista Adriane Lupetti Mendes Marques, investidora e administradora do Memorial Jardim da Vida, situado na região do Alphaville e Tamboré.

Segundo a empresária, a cremação é alternativa também em relação aos terrenos, que estão cada vez mais escassos e muito caros perto das cidades, além de ser o método de menor impacto ambiental, de menor desgaste emocional e, muitas vezes, mais econômico. “A partir do momento que você tem um espaço diferente para conectar-se com os seus antepassados como o columbário ou uma árvore plantada com as cinzas, você perde o medo de cremar, porque você tem uma ponte, um lugar seja para orar ou para conversar”, avalia Adriane.

Empreendimento - Inaugurado em janeiro deste ano, o Memorial Jardim da Vida está a apenas 35 minutos do centro da cidade paulistana, em Santana de Parnaíba, e oferece inovação no que diz respeito ao serviço funerário. A começar pelo investimento, na ordem de 13 milhões de reais, por um grupo de 18 sócios-investidores.

A obra, que teve duração de um ano e três meses, possui 3.330 m² de área construída, quatro salas para cerimônias e um espaço meditativo. A arquitetura do local foi assinada pela própria Adriane Lupetti Mendes Marques. O local fornece toda a assessoria, desde documentação, traslado, cerimônia e cremação.

Um dos grandes diferenciais do espaço é o bosque destinado ao plantio de uma árvore nativa da Mata Atlântica juntamente com as cinzas em urnas biodegradáveis, que recebem QR Code, a fim de registrar as memórias e biografia.

Serviço
Memorial Jardim da Vida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto