Logo
Imprimir esta página

Evolua Etanol nasce para liderar a comercialização de etanol do País

100% brasileira e resultado da mistura dos DNAs da Vibra Energia e da Copersucar, surge como uma nova plataforma para comercialização global do biocombustível

Nesta sexta-feira, 1º de julho, nasce a Evolua Etanol, fruto da união de duas grandes empresas brasileiras: Vibra Energia e Copersucar S.A. Com um modelo de negócios e tecnologia 100% nacional, desponta com o propósito de viabilizar soluções, integrar, trazer escala e eficiência ao mercado, encurtando as distâncias entre produtores e consumidores de etanol em todo o País. Levar inovação do campo à roda é o desafio da nova companhia, que nasce líder de mercado.

A Evolua Etanol atuará como uma plataforma aberta, fluida, geradora de valor e com escala para atender os mercados nacional e global, com objetivo de comercializar 9 bilhões de litros de etanol em seu primeiro ano de vida. A comercializadora define um novo e importante marco para o consumidor e para o setor de biocombustíveis, alavancando alianças e parcerias estratégicas, aportando tecnologias, inteligência de mercado e provendo eficiências operacionais.

“Esperamos oferecer uma alternativa moderna e competitiva de comercialização para todos os agentes do mercado de etanol, com oferta em escala e eficiência logística”, comenta Pedro Paranhos, CEO da Evolua Etanol. O executivo demonstra otimismo, pois “o etanol tem características que o colocam como um dos grandes protagonistas para atender às necessidades de um mundo em transformação, que busca por fontes energéticas mais limpas e renováveis. E exatamente este panorama abre um leque de possibilidades para a nossa empresa, que atuará de forma colaborativa e integrada, para gerar soluções que agreguem valor compartilhado à toda a cadeia”.

Paranhos, responsável por comandar a nova empresa, possui mais de duas décadas de experiência no setor de combustíveis, com passagens pelas companhias americanas Exxon Mobil e Eco-Energy. Na Copersucar há 15 anos, atuava até então como Diretor Comercial e de Operações da companhia.

“Esta união é um importante passo na execução da estratégia da Copersucar”, assim Tomás Caetano Manzano, presidente da Copersucar S.A., definiu o nascimento da Evolua Etanol. Com diretrizes e desenho de negócio pensados como plataforma, Manzano reforça que “crescer por meio de parcerias e soluções inovadoras está no DNA da nossa companhia. Temos convicção sobre o papel fundamental dos biocombustíveis para a construção de uma economia de baixo carbono e esta nova plataforma aberta de negócios em parceria com a Vibra nos levará a um novo patamar”.

"Com esta parceria, a Vibra e a Copersucar, por meio da Evolua Etanol, ampliam sua escala de atuação em um dos maiores mercados de etanol do mundo, possibilitando acesso a esta plataforma de comercialização a todos os players interessados. Queremos oferecer o biocombustível de forma otimizada e confiável, gerando competitividade para o setor e com ganhos logísticos, o que por sua vez irá trazer impactos positivos para o consumidor final. Essa é mais uma demonstração do compromisso da Vibra em buscar negócios focados na transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis e na descarbonização das nossas operações", afirma Wilson Ferreira Jr, CEO da Vibra Energia.

Com sede na capital paulista e escritório no Rio de Janeiro, a Evolua Etanol atuará com gestão independente alinhada com seus acionistas, além de contar com estrutura de governança e conselho próprios, seguindo as melhores práticas de governança e conformidade. O capital social é de R$ 10 milhões, dos quais Copersucar S/A detém 50,01% de participação e a Vibra Energia possui 49,99%, sendo que já existe a previsão de aporte futuro de mais R$ 440 milhões, na proporção das respectivas participações dos acionistas.

Criação da marca

O nome da nova empresa surgiu da concepção de três palavras: integrar, mover e transformar. A Evolua Etanol é uma marca orgulhosa de levar tecnologia 100% própria para todo o País, unindo eficiência operacional, inovação e inteligência de mercado para conectar toda a cadeia comercializadora e suprindo biocombustível de alta qualidade, criando e entregando soluções de valor para a sociedade. Trata-se de um novo player, um novo modelo de negócio, do tamanho dos desafios atuais, com escala para atender diferentes necessidades, chegar a todos os lugares e abrir novos caminhos.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é a líder mundial na comercialização de açúcar e etanol. Atuando como uma plataforma, seu modelo de negócio é único, combinando a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade e forte pegada sustentável. O etanol e o açúcar são produzidos por 36 usinas associadas, a partir de um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização incluindo terminais próprios e acesso a sistema dutoviário.

A companhia é líder e referência nos dois maiores mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos, atendendo também à demanda americana por meio da sua subsidiária Eco-Energy LLC, onde mantém uma infraestrutura logística com 11 terminais próprios.

A Copersucar comercializa açúcar em todos os continentes, movimentando mais de 12 milhões de toneladas de açúcar por ano e presença em mais de 40 países nas operações de compra e venda. Mais informações em: www.copersucar.com.br

Sobre a Vibra Energia

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país, a Vibra Energia caminha para a transição energética. A companhia entrou em novos mercados e vem investindo na melhoria dos seus padrões de governança e nos temas ESG. No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústria, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, que possui mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto