Logo
Imprimir esta página

O impacto do frio no bolso do consumidor: Como mitigar gastos

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

App Chama traz dicas de economia de gás durante o inverno, época com a média de consumo mais cara

Os meses mais gelados do ano intensificam o volume de gás gasto na rotina de casa. Isso porque, além do maior uso do fogão com a interferência no tempo de cozimento dos alimentos, a queda de temperatura contribui para banhos mais quentes, afetando principalmente residências que utilizam o botijão também fora da cozinha.

Multiuso e versátil, o GLP pode aquecer chuveiros, ambientes internos e externos, assim como lavadoras e secadoras de roupas e geradores de energia e passam a fazer mais parte da rotina. Com maior frequência de uso, é importante pensar em economia na hora de trocar o botijão, por isso o Chama traz dicas que visam a redução do consumo desse item que já consome quase 10% do salário mínimo.

A temperatura da água faz diferença

Seja para uso no chuveiro ou nas torneiras, a água que chega até nossas casas está em temperatura ambiente - sendo assim, em dias mais frios ela é mais gelada, exigindo maior desempenho dos aquecedores a gás e até do fogão, já que, com a água mais fria, o tempo de cocção dos alimentos aumenta.

Na hora do banho recomenda-se não utilizar a temperatura máxima do equipamento. Isso evita que o aquecedor necessite de mais combustão para esquentar a água. Já na cozinha, panelas menores auxiliam o aquecimento mais rápido dos alimentos e ao tampá-las, o calor não se dissipar no ar. Ambos os truques deixam as refeições prontas em menos tempo e assim, o gás também é desligado antes.

Atente para cor das chamas

Assim como no fogão, chamas alaranjadas são sinais de atenção. É possível que o aquecedor esteja desregulado ou a passagem de gás esteja obstruída por causa de sujeira acumulada - isso pode afetar o consumo do gás. Fique atento às condições das peças e conexões, mantendo a manutenção adequada da ducha.

Use e abuse do calor humano

O calor natural do corpo ajuda no aquecimento, por isso ambientes vazios demoram mais para aquecer. Apesar dos aparelhos a gás terem melhor rendimento térmico, deixá-los aquecendo o banheiro enquanto não há ninguém dentro, por exemplo, torna o processo mais longo.

Evite banhos demorados

O uso dos aquecedores a gás tem maior vazão de água permitindo banhos mais curtos, já que é possível se enxaguar em menos tempo. Dessa forma, além de economizar o uso do botijão de gás, também é possível poupar água. Se a família é grande, organize a agenda para que os banhos aconteçam em sequência - com isso a água já está quente e necessita uma chama menor para chegar à temperatura ideal.

Cozinhe menos vezes por semana

Uma ótima dica para economizar o gás é cozinhar menos vezes durante o mês. Se ainda não souber qual receita vai fazer, pré-cozinhe vários alimentos (arroz, feijão, legumes etc.) e deixe as porções armazenadas, poupando tempo e gás. Outra opção é preparar refeições em grande quantidade e congelar marmitas, deixando apenas para finalizar os pratos apenas no dia em que for levar à mesa.

Sobre o Chama

O Chama é um marketplace que conecta clientes a revendedores de gás de cozinha. Lançado em dezembro de 2016, reúne em um único ambiente virtual milhares de revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques no site ou no aplicativo, o consumidor faz sua compra de botijão de gás, podendo escolher pela marca de sua preferência, pelo tempo de entrega ou preço. O serviço está presente em São Paulo (capital e região metropolitana), Baixada Santista, Campinas, Sorocaba, Grande Florianópolis e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Para comprar pelo Chama, acesse www.chama.com.br ou baixe o aplicativo no Google Play e na app store.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto