Logo
Imprimir esta página

Programa Samsung Eco-Packaging celebra potencial de reutilização de embalagens

Programa Samsung Eco-Packaging celebra potencial de reutilização de embalagens

Samsung Eco-Packaging tem capacidade para transformar cerca de 300 mil toneladas de caixas dos produtos da empresa em móveis e objetos de decoração por ano

Em um momento em que o mundo todo tem repensado os hábitos e ações de consumo e como eles afetam o planeta, a Samsung repensou a utilização das embalagens resultantes de produtos vendidos diariamente pela marca e lançou o programa Eco-packaging, que, em poucos anos de existência, alcançou o potencial de transformar, por ano, cerca de 300 mil toneladas de embalagens de TV em objetos úteis, como casinhas para pets, jogos e até móveis.

A proposta é simples: por meio de moldes e instruções que podem ser encontradas no site do programa, o consumidor escolhe no que quer transformar sua embalagem. Utilizando o guia já impresso no papelão, basta seguir o passo a passo e pronto, a caixa que seria descartada agora é um objeto com um novo uso.

Dando importância para soluções criativas e sustentáveis, o projeto Eco-Packaging surgiu em 2019 na forma de C-Lab (programa de startups da Samsung) e foi rapidamente aprovado e implementado definitivamente no ano seguinte. Os três criadores - Jonathan Whang, Sungdo Son e Daehee Yoon - apresentaram a proposta à unidade de negócios, que a transformou em produto. Em cerca de um ano, a ideia já tinha sido implementada nas embalagens das TVs Samsung e, atualmente, foi ampliada para as caixas de novos produtos, como monitores e eletrodomésticos.

Criar objetos é simples. No portal www.samsung-ecopackage.com, há uma enorme variedade de peças a serem montadas, organizadas por modelo de produto (QLED TVs, TVs Lifestyle, Monitores, Soundbars, Aspiradores, Condicionadores de ar ou Produtos de Cozinha). Existem designs para todos os tamanhos de caixa (como túnel para gatos, porta-livros, prateleiras etc.), e alguns para dimensões específicas (50, 55, 65, 75 polegadas). Cada modelo tem o nível de dificuldade e o tempo estimado para montagem.

Uma vez selecionado o objeto a ser criado, há um passo a passo detalhado desde a preparação, material necessário (régua, estilete, etc.) e se é adequado para montagem com crianças acompanhadas de adultos para cortar e montar. Os modelos são sempre renovados, incluindo ideias premiadas da Competição Out of the Box.

Concurso para Inovação

O Desafio FurTheWin da Samsung é uma competição global que desafia os participantes a projetar objetos domésticos inovadores que podem ser feitos com embalagens de papelão reciclado. A primeira edição aconteceu na Coreia e atualmente envolve 16 países. Os participantes reciclam suas próprias embalagens ecológicas para criar objetos decorativos e compartilhá-los nas redes sociais.

Por se tratar de um projeto inovador e funcional, surgem muitas curiosidades e dúvidas sobre o assunto. Para entender os detalhes de como funciona a solução sustentável, os idealizadores contam sobre o surgimento da ideia e a implementação do projeto na breve entrevista abaixo:

Como surgiu a ideia?

Nosso processo de reflexão começou com a embalagem que é usada na maioria dos nossos produtos, mas que é a primeira coisa a ser descartada. Pensamos em como reutilizar esta embalagem dando-lhe valor e analisamos nossos usuários de TV e seus comportamentos. Muitos consumidores que estavam comprando produtos como a TV The Serif também compravam gavetas ou armários adicionais para armazenar acessórios de televisão. Começamos a estudar os produtos de papelão ondulado no mercado e visitamos pequenos fabricantes de móveis. Como o papelão ondulado é muito resistente, pensamos em uma solução para fazer vários produtos usando a caixa de embalagem do nosso produto.

E o programa, como funciona?

Para facilitar, colocamos um padrão de matriz de pontos na superfície do papelão para que os consumidores pudessem desenhar esboços facilmente ao longo dos pontos. Também disponibilizamos manuais online de fácil acesso para orientar esse público na confecção de móveis de papelão. Assim, viabilizamos a participação no processo e a produção de diversos móveis com caixas de TV.

Sobre a solução para animais de estimação, como vocês chegaram até ela?

Percebemos que muitos móveis para animais de estimação são feitos de papelão. Inicialmente, construímos uma casa grande para animais de estimação em geral. Mas quando testamos com gatos, descobrimos que eles preferem um espaço mais estreito e escuro. É por isso que mudamos o design para criar uma casa mais adaptada aos gatos.

Além de sustentáveis, embalagens de TV da Samsung agora viram casinhas de gato

Como foi a implementação do Eco-Packaging nos produtos Samsung?

As três características de design a seguir foram os pontos-chave aplicados aos nossos produtos:

1) Solução simples com padrão de matriz

Como a solução utiliza um padrão de pontos impresso na superfície do papelão, é uma solução que pode ser facilmente aplicada sem aumentar o uso de materiais desnecessários, processos adicionais e poluição ambiental.

2) Guia online (www.samsung-ecopackage.com)

Os consumidores podem usar um código QR na embalagem para acessar o portal Samsung, onde podem encontrar diversos designs e instruções sobre como criar objetos a partir da embalagem. Também é uma abordagem sustentável, pois fornece manuais aos usuários sem usar papel.

3) Estrutura com montagem fácil

Os móveis que podem ser construídos com o reaproveitamento da caixa da embalagem possuem uma estrutura de junção que permite montá-los facilmente sem o uso de adesivo ou fita adesiva. O consumidor pode criar seus próprios acessórios e utilizá-los em uma ampla variedade de ambientes, como um porta-revista ou uma mesa para colocar ao lado do sofá ou da TV.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto