Logo
Imprimir esta página

ACNUR atualiza dados sobre pessoas refugiadas na Ucrânia para refletir movimentos recentes

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) atualizou o seu portal de dados sobre a situação das pessoas refugiadas na Ucrânia, adicionando novos dados que refletem melhor as movimentações recentes de refugiados da e para a Ucrânia.

A guerra da Ucrânia causou uma das maiores crises de deslocamento forçado até hoje no mundo. Milhões de refugiados atravessaram para países vizinhos, e muitos se tornaram deslocados internos. O ACNUR tem respondido à medida que a situação evolui e que novos dados se tornam disponíveis.

O portal apresenta agora o número estimado de pessoas refugiadas em 44 países em toda a Europa, bem como atualizações sobre os postos de fronteira da Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro, movimentos de retorno à Ucrânia, e registros de solicitação de proteção temporária na Europa.

Até 7 de junho, cerca de 7,3 milhões de passagens foram registradas na fronteira saindo da Ucrânia, com 2,3 milhões de passagens de retorno para o país.

De acordo com novos dados coletados pelo ACNUR com autoridades nacionais , pelo menos 4,8 milhões de pessoas refugiadas da Ucrânia foram registradas em toda a Europa, incluindo aquelas que primeiro cruzaram para os países vizinhos e depois seguiram em frente.

"Desde o início, o ACNUR fortaleceu a sua capacidade de coleta e análise de dados nos países que acolheram pessoas refugiadas sobre o perfil, vulnerabilidades e intenções dessa população", disse Raouf Mazou, Alto Comissário Assistente para Operações do ACNUR. "Isto é crucial para assegurar uma resposta humanitária eficaz, permitindo a nós e aos nossos parceiros responder às necessidades críticas com apoio específico, e elaborar um plano melhor para o futuro".

A solidariedade nos Estados que recebem pessoas refugiadas permanece extraordinária. Os Estados-Membros da União Europeia tomaram medidas sem precedentes, ativando rapidamente a Diretiva de Proteção Temporária pela primeira vez, garantindo o acesso à proteção e a serviços para refugiados da Ucrânia. Outros Estados europeus ampliaram esquemas semelhantes de proteção.

Das 4,8 milhões de pessoas refugiadas ucranianas na Europa, 3,2 milhões se registraram para receber Proteção Temporária ou esquemas nacionais de proteção semelhantes.

Embora a situação de segurança na Ucrânia permaneça frágil, foram registradas passagens de ida e de volta. Alguns cruzam para a Ucrânia para avaliar a situação, verificar propriedades, visitar os membros da família ou ajudá-los a sair. Outros estão indo para a Ucrânia Ocidental e áreas ao redor de Kiev e Chernihiv, onde pretendem permanecer.

Muitos que se mudaram de volta encontraram suas casas gravemente danificadas e lutaram para buscar emprego - já que a guerra continua tendo um impacto econômico devastador - e não tiveram outra escolha senão se deslocarem novamente. Estes desenvolvimentos estão refletidos no portal atualizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto