Logo
Imprimir esta página

Amor fitness: treino e dieta em casal - especialistas explicam benefícios no corpo e na mente

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

Experimente começar um relacionamento para ver se os números na balança não vão subir. São vários os motivos: para dar início a conquista, são comuns refeições mais pesadas, jantares com bebidas alcóolicas e aqueles restaurantes com sobremesas de deixar qualquer pretendente apaixonado. Também pode acontecer o que acreditamos ser a fase mais desafiadora do relacionamento: morar juntos. Aí é a nova rotina que pode mexer com o cardápio.

Mas, em meio a tantos desafios da rotina a dois, a nutricionista Tatiane Schallitz da equipe Nutrindo Ideais, explica que a perda de peso pode ser potencializada com a ajuda do parceiro. Quando o casal visa uma rotina saudável em conjunto, são estes alguns fatores que contribuem para o sucesso:

● Motivação: uma rede de apoio mútuo dentro de casa. Quando um precisar de suporte, em dias mais difíceis, o outro estará para lembrar os motivos que os levaram a começar e todos os benefícios de se manter nesse caminho;

● Ambiente: quando o casal embarca junto numa vida saudável, a chance de ter “tentações”, por parte de um dos dois, diminui, além das compras para casa serem voltadas ao mesmo fim; o ambiente de um casal que visa uma rotina saudável favorece a manutenção de um estilo de vida saudável;

● Organização/Praticidade: facilidade para organizar as compras e preparações para planejar as refeições, o que faz com que ganhemos tempo; é muito mais fácil planejar as refeições à dois, do que ficar cozinhando ou comprando coisas diferentes de forma separada;

● Criação de uma rotina saudável para a família: os novos hábitos do casal se tornam um novo e melhor costume para a casa de maneira geral, beneficiando os filhos, que acabam por ser estimulados com os bons hábitos.

AQUELAS ENDORFINAS EXCITANTES

Para o Dr. Higor Caldato, psiquiatra e sócio da clínica Nutrindo - Os casais que desejam ficar mais próximos na correria da vida, podem tentar conciliar para realizarem as refeições e a prática de exercício físico juntos. Isso pode ajudar muito no relacionamento de casais que estão percebendo que as tarefas individuais de cada um estão atropelando a vida conjugal. “Enquanto as endorfinas são liberadas quando você se exercita sozinho ou em dupla, mais endorfinas serão liberadas quando você estiver com um parceiro, você tende a sorrir mais, o que é uma atividade de liberação de endorfina por si só. Essa elevação de humor não é apenas boa para o seu nível de condicionamento físico (já que você tende a aproveitar mais os treinos), mas também tem um impacto positivo e de longo prazo em seu relacionamento com seu parceiro fora da academia. Ser feliz junto mantém o casal unido”, completa.

O Personal trainer criador do método “treinando sem dor”, Matheus Vianna (@semtreinonaoda), lista exercícios funcionais para fazer em dupla.

Casal que treina junto, fortalece os músculos e emagrece junto! Com a ajuda do personal, desenvolvemos um treino para casal funcional, assim, você e seu par queimam muitas calorias e reforçam o vínculo. E aí, estão prontos?

Iniciantes: 2 circuitos com 12 repetições de cada exercício.

Intermediários: 3 circuitos com 15 repetições de cada exercício.

Avançados: 3 circuitos com 20 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso.

● Em cada circuito, façam uma série do exercício, trocando de lugar antes de seguir para o seguinte.

● Intervalo de descanso: Para iniciantes de 30 segundos a 1 min, dependendo do condicionamento de cada um. Intermediários e avançados, menos tempo possível - respeitando sempre os limites do seu corpo.

1. Prancha tocando as mãos:
a. De frente um para o outro, façam uma prancha com os braços estendidos.
b. Tirem a mão direita do solo e batendo palma à frente. Façam o mesmo para o outro lado em repetição.

2. Prancha com burpee:
a. Ele fica em prancha e você, em pé ao lado.
b. Salte sobre as pernas dele e faça um burpee: apoie as mãos no solo, forme uma prancha e encoste o peitoral no solo. Levante-se e salte de novo.

3. Corrida parada:
Tempo de execução: 10 segundos.
Ela é importante para a pressão arterial não subir demais.

4. Leg press
a. Deite-se de barriga para cima com as pernas para o alto. Apoie os pés no peitoral dele, que deve manter o corpo inclinado.
b. Flexione os joelhos o máximo que conseguir. Se quiser dificultar, quem estiver em pé pode fazer força contrária ao movimento das pernas, ficando mais pesado.

5. Agachamento de mãos dadas
a. Com as pernas afastadas na largura dos ombros, segure as mãos do seu parceiro, cruzando os braços.
b. Deixem o corpo cair um pouco para trás e agache com os braços estendidos

6. Agachamento
a. Fiquem de frente um para o outro e agachem.
b. Enquanto um estiver executando o exercício, o outro está em isometria na posição de agachamento.

Ao fim do ciclo de repetições do parceiro, o outro deverá ficar na posição enquanto o parceiro executa a tarefa.

7. Ponte e tríceps
a. Enquanto você deita no chão e eleva o quadril, seu parceiro, de costas, apóia as mãos nos seus joelhos, com os dedos direcionados para seu corpo.
b. Ele flexiona os cotovelos até formar um ângulo de 90°, levando o bumbum em direção aos seus pés. As costas dele devem ficar próximas às suas pernas.

8. Burpee
Tempo de execução: 20 segundos.
a. Posição de prancha, pule para a frente ainda com as mãos no chão e depois salte para o alto. Neste momento, toque as mãos com o parceiro (a).
b. Contraia bem o abdômen para não formar as costas quando jogar o pé atrás.

9. Abdominal em conjunto
Tempo de execução: 20 segundos.
a. Deite-se, com os pés no chão. Uma das pessoas deve estar com os pés em cima do pé do outro. Deixe as pernas sempre na linha do ombro, para não forçar a coluna e ficar na posição perfeita. Não deixe o queixo encostar no peito, senão pode forçar a cervical. Inspire pelo nariz e expire pela boca ao subir.
b. Basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos do abdômen. Nesse momento, toque as mãos com o seu parceiro (a).

10. Abdominal infra solo
a. Enquanto você deita no chão, o seu companheiro deve ficar em pé. Com o braço esticado, segure no tornozelo do seu parceiro.
b. Suba e desça apenas o quadril e depois troque com o seu parceiro.

FONTES:

Créditos: Dr. Higor Caldato, médico psiquiatra e sócio da Nutrindo Ideias

Fonte: O Dr. Higor Caldato é graduado em medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITAC/FAHESA) e fez sua residência médica em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como suas especializações de psicoterapias e transtornos alimentares também pela universidade carioca.

Créditos: Matheus Vianna, personal trainer criador do método “treinando sem dor”

Fonte: O personal trainer carioca Matheus Vianna é criador do método “treinando sem dor”, com objetivo de preencher uma lacuna de pessoas que começam a fazer exercícios, sentem dor e param de treinar. O método visa ajudar os alunos que desejam chegar até a alta performance do corpo, além de aumentar a intensidade dos treinos sem se machucar. Matheus Vianna é graduado em Educação Física pela Universidade Estacio de Sá, pós graduando em Ciência da Performance Humana pela UFRJ e mestrando no departamento de diagnóstico por imagem (DDI/EPM/UNIFESP). O professor acumula experiência nas áreas de reabilitação de lesão e performance.

Créditos: Tatiane Schallitz. Nutricionista parte da equipe da Nutrindo Ideais, graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduando em Fitoterapia pela UNIFATEC. Antropometrista ISAK I. Experiência em Nutrição Esportiva, Comportamental e Vegetarianismo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto