Logo
Imprimir esta página

Contratos digitalizados pelos cartórios são aceitos pela Caixa Econômica Federal

Os cartórios de todo o Brasil vêm aumentando o uso da tecnologia em suas gestões, ganhando velocidade principalmente após a pandemia da Covid-19. A partir de agora, a Caixa Econômica Federal também aceitará contratos digitalizados

Digitalização veio para trazer comodidade à população e mais um meio de facilitar o sonho da casa própria

A tecnologia tem ganhado força a cada dia, inclusive para os cartórios de todo o Brasil, que têm atendido uma crescente demanda de serviços on-line. As especialidades oferecidas pelos serviços cartorários foram criando suas centrais na internet desse 2005. No site www.cartoriosdigitais.com estão todas elas prestando serviços online a qualquer pessoa por meio da internet. É o que afirma o vice-presidente da Associação dos Titulares de Cartórios de Goiás (ATC) Rodrigo Borba.

A partir de agora, a Caixa Econômica Federal passa a aceitar também contratos digitalizados. O vice-presidente da ATC ressalta que muitos serviços cartorários já vêm sendo oferecidos pela internet, até mesmo para pessoas de outros países. “O que percebo é que as demais entidades atuantes em ramos que trabalham de alguma forma com cartórios também investiram em tecnologia e, apesar de existir uma ou outra questão transitória a ser resolvida, estão aderindo a esse novo canal de atendimento”, pontua.

O registro de imóveis já é realizado por cartórios de todo o Brasil de forma digital por meio da central nacional, pelo site www.registradores.org.br.

A CAIXA aceita duas formas de registro e averbação dos contratos de financiamentos habitacionais: o convencional, e a partir de agora, o eletrônico. No primeiro o cliente assina o contrato presencialmente na agência e escolhe, segundo a sua conveniência, a forma de apresentação desse instrumento contratual ao cartório para registro, presencial ou digitalmente pela central.

A CAIXA afere a autenticidade pelo selo digital ou certidão eletrônica quando do registro ou averbação do mencionado contrato. Após a conclusão do procedimento, o documento deverá ser apresentado pelo cliente à CAIXA, o que pode se dar, no caso do digitalizado, por simples email.

A instituição está em um processo de testes para registro totalmente digital para contratos individuais vinculados a construtoras com empreendimento financiado junto à CAIXA. Essa modalidade de registro viabiliza a troca de arquivo XML com dados estruturados e dispensa o uso e o trâmite dos documentos.

É importante ressaltar que os contratos individuais não vinculados a construtoras com empreendimento financiado pela CAIXA deverão seguir o rito do registro convencional.

Segundo o vice-presidente da ATC/GO, esse já é um grande avanço. Ele acredita ainda que mesmo que a implantação e manutenção da tecnologia esteja sendo de alto custo para os cartórios, o custo é zero para a população. “Essa comodidade de não sair de casa, dando adeus ao estacionamento pago, ao custeio com combustível, e perda de tempo de deslocamento, é espetacular, contribuindo para o meio ambiente, trânsito, e economia”, diz.

Rodrigo vibra com a demanda digital, que de acordo com ele vem aumentando cada dia mais na medida em que as pessoas tomam conhecimento da existência desse novo meio de solicitar os serviços cartorários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto