Logo
Imprimir esta página

4 razões para realizar compras conjuntas no setor de panificação

4 razões para realizar compras conjuntas no setor de panificação

Empresas estão obtendo excelentes resultados na diminuição de custos operacionais, especialmente na aquisição de produtos para matéria-prima e revenda

Em 2021 o setor de panificação faturou cerca de R$105 bilhões no país, apresentando um crescimento de R$14 bilhões, em comparação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Porém, para muitas padarias, a lucratividade ainda está na contramão desta curva. Entretanto, ela pode ser uma motivação para buscar meios de reduzir custos operacionais. Na panificação, esses custos podem representar a mão de obra e despesas com produtos, tanto de matéria prima quanto de revenda.

"Os preços com matéria prima, como também os itens para revenda, têm tomado uma fatia cada vez maior no faturamento das empresas do segmento. E a inflação é uma das principais responsáveis pelo aumento dos preços", afirma Jonatan da Costa, CEO da Área Central.

Para ajudar nesse cenário, empreendimentos têm buscado meios de reduzir custos com a compra destes itens, seja com novos fornecedores ou até mesmo com o aumento do volume de compra. É o que está ocorrendo com os clientes da Área Central, empresa catarinense especializada em compras conjuntas. Quando vários negócios do mesmo segmento organizam suas aquisições, conseguem um poder de negociação muito maior do que teriam sozinhos. Confira abaixo alguns benefícios dessa prática, segundo especialistas da Área Central:

Aumento do poder de compra

Quando uma empresa passa a fazer parte de um grupo que pratica compras conjuntas, ela passa a usufruir do benefício da união do volume de compra de todas as empresas do grupo. Isso se torna super relevante para estas empresas, visto que cerca de 80% do custo delas se divide entre matéria prima e produtos de revenda, sendo respectivamente 50% e 30% do custo total de compra.

Aumento do volume de compras

Todos segmentos relatam um aumento repentino no volume de compras e faturamento das empresas que se juntam a uma rede que pratica compra conjunta, podendo aumentar até 6 vezes o faturamento da loja. Para alguns participantes de redes, a rede proporciona a eles um aumento de quase 180 vezes o volume de compra que a empresa teria se trabalhasse sozinha. O crescimento desse volume é resultado do trabalho em conjunto visando o enriquecimento de todo o grupo.

Essa união, nas redes de panificadoras, proporcionou a elas no último ano, um aumento de mais de 100% no volume de itens comprados. Esse aumento se dá pelo fato das empresas terem a chance de comprar itens a um valor bem abaixo do que estavam acostumadas a comprar e também do trabalho que a rede desempenha em fortalecer as empresas e firmar novas parcerias comerciais com os fornecedores.

Semelhança nas necessidades de compra

O setor trabalha com um mix grande de produtos, o que possibilita um ótimo trabalho de compra conjunta pois torna mais fácil encontrar itens que as empresas possam negociar em conjunto.

Dos itens mais negociados pelas redes de panificação, destacamos farinha de trigo, queijo, frango, leite, carnes e ovos. Estes produtos sofrem uma grande alteração de valores, pois estão diretamente ligados a diversos outros itens que aumentam com a inflação.

O impacto desse movimento traz resultados já na primeira aquisição em grupo. A médio e longo prazo, as compras conjuntas podem ser responsáveis por alavancar padarias e confeitarias, bem como empresas de outros segmentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto