Logo
Imprimir esta página

CRV Brasil aposta nas pessoas e tem maior desempenho do grupo em todo o mundo

Produtor de genética bovina promove mudança cultural e avança no mercado brasileiro

O Grupo CRV, que atua no mercado de genética bovina, está colhendo os resultados de uma grande reestruturação organizacional e cultural levada a cabo nos últimos dois anos no Brasil. As vendas do grupo no país, que cresceram 17% em 2021, avançam mais rápido do que as das outras operações do grupo holandês no mundo. A Central Bela Vista, unidade do grupo responsável pela coleta e envase de sêmen bovino, que atende à CRV e a outros clientes, bate recordes de produção. O grupo no Brasil também retornou ao lucro operacional em 2021.

Para Rudi den Hartog, presidente da empresa no Brasil, “a grande diferença está nas pessoas”. Os avanços não seriam os mesmos, segundo ele, sem o compromisso dos colaboradores em levar adiante os projetos em andamento na empresa. “Um dos pilares de nosso trabalho foi a profissionalização da área de Recursos Humanos. Outro foi promover uma comunicação transparente para envolver todos em torno na estratégia da empresa”, afirma ele.

Pesquisa da CRV mundial realizada no início deste ano revelou que a adesão dos colaboradores brasileiros aos valores e objetivos da empresa é a maior entre as operações globais do grupo, que é baseado na Holanda. No indicador eNPS (Employee Net Promoter Score), que avalia o índice de satisfação dos colaboradores, a CRV no Brasil alcançou 91 pontos, muito superior às demais operações.

Por causa dos resultados no país, a CRV brasileira foi destacada para apresentar o projeto de valorização de pessoas na convenção de lideranças globais da empresa realizada na Holanda entre 16 e 20 de maio. “O Grupo CRV mundial promove hoje uma mudança cultural focada nos valores da Transparência, da Responsabilidade e da Apropriação Coletiva, e nossas ações são todas vinculadas a esses valores”, explica Márcio Jr, gerente de RH da CRV no Brasil, que apresentou na convenção os projetos de valorização profissional desenvolvidos nos últimos dois anos no país.

Formação em torno dos valores da empresa

No caso do valor Transparência, ele cita o programa de “onboarding” para a integração de novos colaboradores, e o PDI (Programa de Desenvolvimento Individual), que facilita a adequação de cada um às suas funções. “Mais de 50% dos colaboradores já passaram pelo PDI”, exemplifica Márcio Jr. O desafio é grande porque a CRV está crescendo. Desde janeiro de 2019 a empresa aumentou seu efetivo em 46%, somando hoje 165 colaboradores.

Segundo Márcio Jr., promover o valor Responsabilidade, há a avaliação de comportamento e treinamentos de oratória, Excel, Power BI, gerenciamento de tempo, o Programa Trainee (o primeiro na história da CRV) e um curso de inglês subsidiado pela empresa, entre outros. Especial atenção foi dedicada aos gestores, com um programa de Leader Coaching, feedback e feedforward.

O valor Apropriação Coletiva, que visa gerar o pertencimento, tem sido promovido por ações como a mudança da sede administrativa. Antes localizada em uma fazenda em Sertãozinho (SP), a empresa opera desde fevereiro deste ano em um novo escritório instalado em um moderno centro comercial em Ribeirão Preto (SP). Comunicados com antecedência, os colaboradores puderam opinar sobre o espaço. “O resultado é um lugar aberto, que integrou pessoas e departamentos, facilitou a comunicação e vem sendo operado em um sistema de trabalho híbrido presencial e home office bem-sucedido”, diz Márcio Jr.

Reestruturação em todas as áreas

A reestruturação da CRV no Brasil atingiu todas as áreas da empresa, envolvendo expansão da área produtiva, reorganização logística, criação de uma área de marketing, renovação do portfólio de produtos e potencialização da frente comercial.

No caso da central de coleta e envase de sêmen Bela Vista, em Botucatu (SP), as mudanças foram de outra natureza. Desde dezembro de 2020, a central passa por um processo de ampliação e modernização que quase dobrou a capacidade de hospedagem e manejo de touros. Em consequência, a capacidade produtiva cresceu. Além disso, o laboratório foi modernizado e um Centro Tecnológico foi construído (o primeiro programa se destina a descobrir quais animais engordam mais com a mesma quantidade de comida).

Mesmo com todo esse movimento, a Central Bela Vista conquistou, em 2021, o selo “Great Place to Work”, recertificado em 2022. “Temos que pensar nas pessoas em primeiro lugar porque, ao final, são elas que farão as mudanças e os resultados acontecerem”, explica o gerente de RH Márcio Jr.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto