Logo
Imprimir esta página

Dicas para uma festa junina segura

Dicas para uma festa junina segura

A atenção às instalações elétricas é essencial para garantir a segurança das pessoas e o sucesso das quermesses

Os meses de junho e julho sempre foram sinônimos de festas em todo o Brasil. E, em 2022, as celebrações serão especiais, pois as quermesses voltam ao formato presencial, para alegria de crianças e adultos. Tanto em casa como nas ruas, escolas, igrejas, clubes, sítios, etc., além de planejar os pratos típicos e a decoração que farão parte do evento, é essencial verificar as condições da rede elétrica, para deixar tudo funcionando conforme às necessidades e de forma segura para os participantes.

As instalações elétricas que serão utilizadas para ligar eletrodomésticos, lâmpadas e equipamentos de som precisam ser bem dimensionadas, antes da realização das festas juninas, para evitar sobrecargas. “Recomendamos a consulta a um eletricista ou especialista da área de eletricidade, para definir o dimensionamento correto da instalação, conforme a norma técnica ABNT 5410. O profissional indicará quais materiais elétricos serão necessários, de acordo com os equipamentos a serem utilizados no evento, garantindo mais segurança a todos”, orienta André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

Um dos produtos que favorecem a segurança e a proteção das instalações elétricas é o disjuntor: em caso de sobrecarga ou curto-circuito, ele desarma a rede elétrica de determinado circuito, evitando possíveis acidentes e danos aos equipamentos e à instalação. Como a maioria das festas juninas ocorre em ambientes abertos, é obrigatório o uso do DR (Dispositivo Residual). “Esse equipamento serve para desligar automaticamente o circuito elétrico ao detectar fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais contra choques elétricos, e também as edificações e seus equipamentos de avarias e até incêndios”, explica o diretor da Tramontina.

Os condutores elétricos utilizados nos ambientes das festas juninas não podem ser instalados por meio de improvisos e gambiarras: além de estarem em bom estado de conservação, eles precisam ser conectados corretamente nos pontos de conexão. Entre os produtos indicados pela Tramontina para contribuir com a boa proteção elétrica estão: canaletas, eletrodutos, conduletes, caixas, junções, luvas de emenda, abraçadeiras, conjuntos montados para interruptores e tomadas, fitas isolantes, etc.

Confira, a seguir, outras dicas essenciais que podem evitar danos e riscos de choques elétricos e curtos-circuitos durante as festas juninas:

1. Todos os equipamentos elétricos devem ser instalados em locais secos e abrigados de água e da chuva;

2. Não instale enfeites, como bandeirolas, faixas e outros adereços, próximos da fiação da rede elétrica ou de fogueiras – priorize itens feitos com materiais isolantes e biodegradáveis;

3. Mantenha as extensões e fiações longe do alcance de crianças e animais.

4. Não permita que adultos ou crianças subam em postes de luz ou caixas de som empilhadas para dançar e brincar. Além de uma possível queda, há o risco de tocar em partes energizadas e sofrer um choque;

5. Atenção ao instalar hastes, bandeiras, palcos e estruturas metálicas: por serem mais altos, eles podem encostar-se na fiação elétrica, causando acidentes.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 9 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED e, em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m², conta com 13 células de injeção de alumínio e 15 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.300 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto