Logo
Imprimir esta página

Prolata recicla 16 mil toneladas de latas de aço no primeiro trimestre do ano

Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três estados que mais reciclaram entre janeiro e março deste ano

A Prolata anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2022 em evento comemorativo aos seus 10 anos de história com números positivos. Entre janeiro e março, foram recicladas 16.013,38 toneladas latas de aço, registrando aumento de 79% em comparação ao trimestre anterior. Entre os estados que mais reciclaram, Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três protagonistas, sendo os dois primeiros estreantes no ranking.

O número de cooperativas parceiras também aumentou. Atualmente, a Prolata conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados, volume que representa crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, há 36 entrepostos parceiros e o apoio de 14 fabricantes de latas de aço, 29 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 30 redes de varejo e três grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.

A Associação tem trabalhado também para estimular os consumidores a fazer o correto descarte das latas utilizadas, com campanhas de comunicação e auxílio na implantação de pontos de recebimento em parceria com as redes varejistas. Hoje, existem 215 pontos distribuídos por todo o país, garantindo presença municipal 27% superior ao ano anterior.

Em comemoração aos 10 anos de história da Prolata, foi realizado evento na última terça-feira, 10 de maio, para apresentação dos resultados e a valorização de todos que fazem a diferença no projeto, como os fabricantes de latas, tintas e alimentos, representantes do varejo, siderúrgicas, cooperativas, parceiros e entidades gestoras.

A presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Diretora executiva da Prolata, Thais Fagury, ressalta a evolução da Associação em uma década de história. “Foram os associados que acreditaram em todo o processo. Inicialmente, tínhamos 15 parceiros. Hoje, além dos fabricantes de latas, também temos 29 fabricantes de tintas, 30 redes de varejo e 10 fabricantes de alimentos”, ressaltou.

A executiva ainda fez um agradecimento especial à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), primeira cadeia de envasadoras que acreditou no projeto. Fabio Humberg, coordenador da ABRAFATI, homenageou a Associação com uma placa e destacou a importância do projeto. “Reconhecemos a qualidade no atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e empenho em prol à sustentabilidade, garantindo as melhores soluções para os resíduos sólidos”, salientou Humberg no evento.

Outro destaque durante a comemoração foi a participação da Boomera, empresa brasileira de Economia Circular e parceira da Prolata desde o início de sua história. “Sempre foi uma alegria participar da Prolata. A Boomera nasceu praticamente junto com a Associação. Hoje, somos uma das maiores empresas que recicla plásticos na América Latina. Isso só foi possível acreditando nas cooperativas e com o apoio da Prolata”, afirma Gui Brammer, fundador da Boomera.

Representando as cooperativas, o Cleusimar Alves de Andrade, presidente da Cooperativa Recicle a Vida, trouxe um pouco da experiência como catador e falou sobre a importância do investimento ao trabalho dos catadores. “O apoio no investimento para melhorar os nossos meios de transporte é fundamental para os resultados”, comentou.

Dois associados-fundadores, a Brasilata, empresa brasileira fabricante de embalagens de aço, e a CMP - Companhia Metalgraphica Paulista, celebraram a história e a relevância da Prolata para o funcionamento da logística reversa e economia circular.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto