Logo
Imprimir esta página

Entenda quando um método pode ser divulgado de forma científica

Entenda quando um método pode ser divulgado de forma científica

Método precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz, caso contrário, não.

Atualmente é comum ver pessoas apresentando métodos, afirmando que a metodologia funciona e atribuindo várias vantagens para quem seguir o modelo. Mas nesse caso é importante uma reflexão: como afirmar que esse método funciona, simplesmente porque alguém disse isso? Esse modelo foi testado? Comprovado por especialistas, doutores na área? Para que alguém possa vender ou divulgar um método, ele precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz caso contrário não.

Quando alguém divulga informações como verídicas, simplesmente pelo ‘achismo’, todos que consomem esse conteúdo são prejudicados, pois isso abala o intelectual, já que por vezes ‘compramos’ o assunto como verdade absoluta e saímos inconscientemente disseminando métodos não comprovados.

Para minimizar essa prática, o pesquisador e neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fundou uma empresa de assessoria acadêmica. Fabiano tem vasta experiência no assunto, ele é membro de oito comitês científicos, docente de cinco universidades em países diferentes, é o diretor chefe de departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, UniLogos, onde também exerce a função de professor de cursos de doutorado e assessoria de imprensa.

“Eu tive duas ideias direcionadas. Uma sobre os profissionais de saúde, que se formam, fazem especialização e param os estudos, e a outra sobre os Coaching motivacionais, que estavam sendo atacados, pois muitos fazem cursos rápidos e acabam usurpando o lugar de quem passou anos estudando”, explicou Dr. Fabiano.

A assessoria surgiu com a missão de ajudar as duas pontas, pois ser um palestrante com títulos no currículo dá maior credibilidade para o profissional. “Quando estudamos nos mostramos atuais sobre os temas abordados. Os meios de comunicação estão percebendo isso, eles querem entrevistas, conteúdos de pessoas que tenham métodos interessantes comprovados por comitê científico”, afirmou Dr. Fabiano.

Para dar suporte a esses profissionais, o neurocientista fundou a empresa MF Press Global assessoria acadêmica, com o objetivo de ajudar esses profissionais a continuarem estudando, os tornando pesquisadores. “Acredito que os meios de comunicação merecem esse respeito, recebendo conteúdos que tenham sido comprovados e publicados cientificamente, pois se o profissional tem um conteúdo que passou por um comitê científico e foi publicado em uma revista científica, é claro que o veículo fará essa divulgação”, afirmou.

Esse trabalho, além de dar visibilidade a especialistas para falar sobre métodos comprovados, também melhora a credibilidade do meio de comunicação, e o leitor cognitivamente, passa a perceber que o profissional que está no palco palestrando, dando entrevista, é capaz, tem autoridade no assunto, é atualizado, pode ser fonte e todos passam a acreditar na teoria e falar sobre ele.

“A maioria dos membros que procuram essa assessoria são pessoas bem-sucedidas, que já tem um histórico profissional, mas não tem tempo para organizar a carreira, ou para os estudos. É nessa parte que consiste o nosso trabalho”, afirmou.

Para facilitar a qualificação desses profissionais, que querem se aprofundar nos estudos, mas não tem tempo suficiente, a assessoria oferece cursos on line, com plataformas que ficam abertas 24 horas com professores disponíveis, para que o aluno possa adequar os horários. A universidade também utiliza estratégias para aproveitamentos, para que algumas matérias já cursadas em outros cursos sejam eliminadas da grade, assim como o tempo de estudo possa ser encurtado de acordo com as exigências dos órgãos reguladores em seus respectivos países.

“Em relação à produção de trabalhos durante o período do curso, esse profissional precisa apresentar temas com conceitos originais. Ele contará com o apoio de uma equipe acadêmica que poderá ajudar no estudo. O trabalho será feito em grupo e no final todos que participaram da pesquisa entram como autores da publicação”, explicou.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Ele é PhD, neurocientista, mestre em psicanálise, biólogo, historiador e antropólogo, além de possuir outras formações. Além disso, é membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Redilat, rede de cientistas latino-americanos, também é professor e cientista na Universidad Santander e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto