Logo
Imprimir esta página

Cientista explica se shampoos antiqueda funcionam e como eles agem no couro cabeludo

Crédito Pixabay Crédito Pixabay

Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), afirma que, apenas em um ano, número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões.

Os shampoos comuns têm a finalidade de higienizar o couro cabeludo. Mas, também há aqueles que fazem todo esse processo e cuidam da sua saúde capilar. São os dermocosméticos, produtos clinicamente testados que podem trazer bons resultados. Há alguns que são efetivos para calvície, condição que acomete homens e mulheres.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), apenas em 2018, o número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões. Apesar do senso comum, não foram apenas pessoas mais velhas, jovens com idades entre 20 e 25 anos representam 25% dos dados relacionados à queda, geralmente estimulada por problemas emocionais e genéticos.

A cientista especializada na área de Cosmetologia Avançada Jackeline Alecrim para falar sobre a eficácia dos shampoos antiqueda e como escolher o ideal para tratar a queda de cabelo. “Estudos demonstram que ativos veiculados através de shampoos cientificamente desenvolvidos e englobados na classe de dermocosméticos apresentaram efeitos benéficos e podem sim melhorar fisiologicamente o funcionamento do couro cabeludo. Essa possibilidade representa um avanço importante no tratamento, já que aumenta o leque de opções de coadjuvantes para combater a queda de cabelo”, explica.

Conforme estudos publicados na Alemanha entre 2007 e 2008, a efetividade da penetração folicular de ativos específicos em uma formulação de shampoo massageado no couro cabeludo durante 2 minutos já podia ser percebida. A partir dessas formulações foi evidenciado maior e mais rápida penetração de ativos através dos folículos capilares em comparação com ativos administrados por via interfolicular. Tais estudos representam um avanço importante para o controle da alopecia androgenética e de padrão feminino, significando um aumento nas opções de novas alternativas de tratamento (Otberg et al., 2008; Otberg et al., 2007).

A cientista também explicou sobre os fatores que podem levar os pacientes a não aderirem aos tratamentos convencionais de uso oral: a inconveniência da utilização de medicamentos diários e os efeitos colaterais conhecidos como a diminuição da libido, fadiga, irregularidade menstruais e hipotensão postural, são fatores que diminuem a adesão do paciente ao tratamento com medicamentos orais, levando a baixa adesão da terapia. “Deste modo, cada vez mais o uso de formulações tópicas se tornam uma alternativa viável, incluindo shampoos carreadores de ativos para o couro cabeludo, loções e tônicos capilares”, ensina.

Estudos de Silva (2019) e de Markova (2004), apontam que essas formulações demonstram resultados positivos para o manejo da calvície, visto que, são capazes de permitir a absorção dos ativos através do couro cabeludo, pela via folicular, atuando de forma eficiente, além de serem práticos e facilmente inseridos na rotina diária dos pacientes.

Jackeline também contou mais sobre seu estudo utilizando fitoativos veiculados através de uma formulação específica para o couro cabeludo, com a finalidade de combater a calvície. “Alguns ativos com características hidrossolúveis, quando devidamente isolados e na concentração correta, apresentam uma alta capacidade de beneficiar a saúde dos folículos pilosos e assim viabilizar o crescimento capilar e até mesmo reverter quadros de calvície, em folículos que não atingiram a fase cicatricial. Me dediquei por quatro anos para encontrar a concentração ideal e forma correta de extração, que deu origem a uma tecnologia patenteada que ganhou repercussão mundial e apresenta excelentes resultados na prática clínica”.

Mas a especialista alerta que, apenas produtos específicos e aplicadas no couro cabeludo, área que precisa ser tratada, apresentam a efetividade necessária para o tratamento — a aplicação no comprimento dos fios não alcança efetividade, já que está região não apresenta atividade fisiológica.

Sobre Jackeline Alecrim:

A cientista, criou em 2017, a MagicScience Brasil e se tornou a primeira cientista a ter uma marca de dermocosméticos para o couro cabeludo, no país: “Contamos com mais de dez formulações inovadoras, nosso carro chefe e maior inovação com tecnologia Patenteada é o shampoo Caffeíne’s Therapy, que apresentou 100% de eficácia antiqueda, nos testes clínicos exigidos pela ANVISA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto