Logo
Imprimir esta página

Aluguel de usina de energia solar: vale a pena para o seu negócio?

Pixabay Pixabay

Empresas estão investindo em modelo de locação para economizar nas contas e não depender do espaço físico disponível

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2021, o País já contava com 803.9 mil instalações fotovoltaicas conectadas à rede. Ou seja, mais de 800 mil locais estão funcionando com energia solar. Só em 2021, foram 3.9GW de volume de energia adicionados. E muitos dos clientes usufruindo dessa fonte renovável e econômica de energia são empresas.

Para esse tipo de uso, um dos modelos mais procurados de contrato é o aluguel de usinas de energia solar. É o que afirma Lucas Cruz, engenheiro elétrico e CEO e fundador da Cruze, startup do Piauí com forte atuação no Nordeste e rápida expansão para todo o Brasil. “Para muitas empresas, alugar usinas é a opção mais assertiva para aderir a essa matriz energética”, explica.

As razões, de acordo com o especialista, são principalmente práticas. “A procura por energia solar significa que já existe algum conhecimento sobre as vantagens ambientais e econômicas, o que é ótimo”, afirma. “A escolha pelo aluguel de usinas ao invés da instalação própria é uma questão de praticidade e espaço físico. Nos dois casos, os benefícios se mantêm, mas algumas empresas não conseguiriam instalar e fazer a manutenção dos equipamentos necessários para gerar energia suficiente para suas atividades. As usinas resolvem essa questão”.

Um estudo da Greener aponta que, dentre os negócios que investiram em sistemas fotovoltaicos, a maioria está no varejo: 41%, sendo 29% concentrados em supermercados. O setor de serviços também aparece com 17%, seguido por serviços de saúde com 12%. De forma geral, são empresas que não costumam ter muito espaço ou orçamento disponível para instalações próprias. O aluguel faz sentido também para comerciantes que atuam em propriedades alugadas ou em prédios, sendo possível compartilhar os custos e a energia recebida em diversos pontos de contato.

Funciona assim: a usina fica em fazendas ou outra região ampla, utilizando milhares de placas fotovoltaicas para transformar a luz solar em energia, que é, então, enviada aos centros urbanos através de linhas de transmissão. Não há qualquer efeito negativo para o meio ambiente durante o processo, resultando em uma fonte de energia 100% limpa e renovável.

Por que energia solar?

Para quem não tem certeza se optar pela energia solar é uma boa ideia, Cruz traz alguns tópicos de interesse ao tema: “Há uma economia clara e imediata sem a necessidade de investimento inicial, observada principalmente em empresas, uma vez que o uso de energia é naturalmente maior do que em residências”, explica. “Estamos falando de uma economia que varia de 10% a 25% ao ano. É uma mudança que faz diferença no balanço anual”. Lucas também lembra que o preço do aluguel não sofre alterações com mudanças de bandeiras tarifárias, como acontece com a energia elétrica.

Outro ponto de atenção é a sustentabilidade, assunto em alta no mundo empresarial. Empreendedores que estão atentos em relação aos princípios ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa, em tradução livre) são mais valorizados pelo público, pela equipe e por investidores, além de aumentarem a lucratividade e melhorarem os resultados, de acordo com estudos diversos, como da consultoria BCG e do Itaú Asset. Considerando que a energia solar é 100% limpa, ela é a melhor opção de geração de energia disponível no mercado.

“A Agência Internacional de Energia [IEA] confirmou, em 2020, que os painéis fotovoltaicos produzem a energia mais barata do mundo. É a junção perfeita de economia com responsabilidade ambiental. Com os aluguéis de usinas, essas vantagens se unem à praticidade e se mostram ideais para praticamente qualquer empresa, principalmente as que consomem cerca de 10.000 kWh por mês ou mais. A diferença observada nessas situações será significativa”, finaliza o CEO.

Sobre a Cruze

A Cruze é uma startup de energia solar do Piauí com o objetivo de democratizar o uso da energia solar no País. Fundada em 2016 pelo engenheiro eletricista Lucas Cruz, formado na Universidade Federal do Piauí e pela Universidad de Valladolid, na Espanha. Cruz venceu o prêmio Desafio da Sustentabilidade e participou do Movimento Quero-Quero, da Conservation International. A Cruze foi selecionada como uma das 25 startups do Yunus&Youth Global Fellowship Program. Com mais de mil projetos em operação, a empresa está investindo na construção de usinas solares para aluguel de energia e conta com o serviço de financiamento próprio de projetos, evitando a burocracia dos bancos para aprovar empréstimos para projetos de energia solar e facilitando o acesso à essa matriz energética renovável por todo Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto