Logo
Imprimir esta página

Bilhetagem aberta pode alavancar mobilidade urbana: confira cinco benefícios

Melhoria da experiência do usuário, desoneração do poder público e geração de novos negócios são alguns dos benefícios

A abertura da comercialização de créditos, assim como o desbloqueio da gestão dos cartões de transporte público no Brasil, podem ter impactos significativos na experiência do usuário. Atualmente, o mercado de bilhetagem na maioria das cidades brasileiras é fechado - ou seja, todas as etapas - gestão, validação, pagamento, venda e desbloqueio de catracas são controladas por um único operador - e movimenta, em média, cerca de 46 bilhões de reais por ano, valor que pode aumentar ainda mais com a inclusão de outras iniciativas que cooperem na prestação destes serviços.

Apesar da maioria das cidades brasileiras ainda operarem com sistemas tradicionais, onde muitas vezes só é possível comprar créditos em bilheterias físicas, algumas regiões já estão se mobilizando para alterar este cenário. O estado do Rio de Janeiro está em processo de estudo e avaliação da concessão atual. Em Porto Alegre, a migração da gestão da bilhetagem do operador de transportes para gestão pública já está acontecendo e, em São Paulo, a gestão fica a cargo de autoridades públicas e a comercialização de créditos é aberta a qualquer empresa interessada através de um credenciamento.

Segundo Luísa Peixoto, especialista em Políticas Públicas da Quicko, o sistema aberto de bilhetagem pode impulsionar a criação de novos projetos em mobilidade. "A única forma de promovermos a inovação da bilhetagem é através de sistemas abertos, que promovam a interoperabilidade entre serviços de transporte e a qualificação e ampliação do acesso através da concorrência entre canais de venda. Neste cenário, podemos ter a chance de implementar novos produtos de transporte que integrem o uso de bikes, e-hailing, carros compartilhados ao sistema de transporte público com tarifas otimizadas e mais vantajosas para os usuários, estratégia fundamental para tornar a mobilidade mais atraente e incentivar o não uso de carros particulares."

Os benefícios socioeconômicos da bilhetagem aberta são diversos e podem gerar impactos significativos no setor, abrindo oportunidades para inserir o país na nova era da mobilidade. Confira cinco exemplos listados pela equipe da Quicko abaixo:

1 - Desonera operador e aumenta eficiência do serviço

Abrindo a comercialização de créditos e ampliando sua rede digital de vendas, o operador incentiva o aumento da venda digital, reduzindo gastos com a comercialização física, ATMs e bilheterias. Além de retirar o custo de manutenção de plataformas digitais de venda do operador, as plataformas de recarga terceirizadas também se responsabilizam pela transações, absorvendo os riscos de fraude e custos com atendimento ao cliente. por fim, a existência de diversas plataformas os riscos de falha nos sistema são minimizados, pois sempre haverá mais de uma plataforma para fazer a compra e recarga de crédito.

2 - Abre oportunidade para a criação de novos produtos e melhora a experiência do usuário

Aliando a bilhetagem aberta com a implementação de tecnologia nos processos, o setor privado vira uma espécie de catalisador da inovação no transporte público, proporcionando o surgimento de novos produtos que visam a oferecer uma melhor experiência e maior controle ao usuário, a exemplo da flexibilização das formas de pagamento, assinaturas de créditos mensais, passagens válidas para multimodais (públicos e privados), integrações metropolitanas, entre outros.

3 - Gera dados qualificados de bilhetagem

Com a união dos setores público e privado, há a possibilidade da inteligência de dados do setor avançar em complexidade e qualidade, tornando a gestão do transporte muito mais eficiente. Dessa forma, os recursos poderão ser melhor aproveitados e a experiência do usuário, que será colocado no centro do planejamento urbano, deve melhorar, considerando que os serviços serão entregues com mais qualidade e precisão, incentivando a mobilidade coletiva.

4 - Cria novas oportunidades de negócios, empregos e rendas

Com a descentralização da comercialização de créditos do transporte público, novas iniciativas que prestem serviços neste sentido terão a oportunidade de surgir, atuando com formatos e dinâmicas diversos e impulsionando a competição e qualificação do segmento. Com isso, também haverá a abertura de novas vagas de emprego e a consequente geração de renda.

5 - Possibilita que o setor privado exerça impactos significativos no transporte público

Para atingir a eficiência das cidades, é essencial que o poder público esteja atento às oportunidades que se desenvolvem em parceria com o setor privado. Dessa forma, ambos os setores podem trabalhar de forma integrada e complementar, abrindo espaço para que iniciativas privadas contribuam com ideias e projetos que têm potencial para transformar o segmento, melhorando a experiência para o usuário do transporte público, gerando novos produtos e serviços e contribuindo para o progresso da mobilidade urbana no país.

Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.

Criada em setembro de 2018 e adquirida pelo player finlandês MaaS Global em 2021, a Quicko surgiu para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto