Logo
Imprimir esta página

Aprendizados do RH da Sony Music Brasil com a pandemia

Head de RH da gravadora fala sobre transformações, impactos, erros, acertos e novos estilos de gestão

Pode parecer “disco riscado”, mas a pandemia de covid-19 trouxe – e continua trazendo – várias reflexões sobre os impactos nas relações pessoais, familiares, sociais e de trabalho. A dinâmica entre líderes e liderados mudou drasticamente e a área de recursos humanos, nas organizações, teve de enfrentar desafios ainda maiores diante da transição das relações corporativas para o “novo normal” - que, convenhamos, já não é tão “novo” assim.

Seja pela união de rotinas pessoais com as de trabalho, seja por gerir e inspirar pessoas em meio a uma crise sanitária mundial, de fato, este momento tem sido uma experiência bastante desafiadora para todos os profissionais. Duas funções ficaram bastante sobrecarregadas e em evidência com os novos hábitos: líderes de equipes, de forma geral, e a área de recursos humanos.

O papel de um líder nunca foi tão demandado e essencial para estabelecer elos entre os colaboradores, isolados em suas residências, e as práticas, os rituais e a cultura organizacional, que não podem se perder em meio a contatos remotos, calls e distanciamento.

Soma-se a isso o fato de o líder ter sido convidado a exercer e praticar a empatia em seu “estado de arte”, talvez nunca como antes: entender as dores e necessidades do outro, lidar com o luto, ser ponto de apoio da equipe nos momentos em que a ansiedade e o medo tendem a dominar. Além de inspirar, engajar e fazer com que as equipes cheguem aos resultados esperados. Ufa!

Assim como milhares de empresas em todo o mundo, o RH da Sony Music Brasil sabe disso tudo e também fez o máximo para estar presente para os colaboradores desde o primeiro dia da pandemia. Abaixo, a head de RH da companhia, Bruna Araujo, mostra as práticas que deram certo, além dos aprendizados e lições.

Além do trivial

“Muitas mudanças foram consideradas comuns e até óbvias, como transferir o trabalho automaticamente para o home office, mas sempre procuramos pensar nos melhores benefícios e nas ações, para que os colaboradores se sentissem acolhidos”, explica Bruna. “Até porque não queríamos impor programas nem tentar forçar ninguém a fazer meditação com hora marcada, por exemplo.” Uma dessas ações “fora da caixa” foi começar a fazer videochamadas individuais com os colaboradores aniversariantes do dia e o time de RH, para cantar parabéns e celebrar a data.

Outra iniciativa “diferentona” foi a criação de um perfil exclusivo para os colaboradores da Sony Music no Instagram – o @rhsonymusicbrasil – para promover ações como lives de atividades físicas, programa de mindfulness, ioga, entre outras inúmeras interações que a equipe de gestão de pessoas passou a criar rotineiramente, e que sempre tiveram alto nível de engajamento da família da gravadora.

Além disso, o Short Friday, que antes era um benefício dos dias de verão, passou a ser adotado como prática constante, para promover e incentivar os colaboradores a diminuir o ritmo.

No caminho de acertar, o time do RH também precisou entender a sobrecarga

“Algumas ações realizadas, na tentativa de apoiar e incentivar, podem acabar gerando ainda mais demandas e mais sobrecarga, em vez de engajamento”, comentou a head. “Vimos que não adianta propor muitas atividades simultâneas, se o que as pessoas precisam em muitos momentos é de apenas relaxar e se desligar das coisas relacionadas ao trabalho e à empresa. Portanto, nos dispusemos a ouvir as necessidades, a atuar de forma sutil, a pensar nos melhores benefícios e nas ações para que todos se sentissem acolhidos”, segue Bruna.

O que ainda pode mudar em 2022

O home office mostrou seu seu valor e importância para o negócio, por isso, neste momento a Sony Music Brasil planeja a retomada gradual de suas atividades presenciais. Será mantido o modelo de trabalho híbrido, com flexibilidade também para a atividade remota, para que as equipes possam organizar as suas rotinas presenciais conforme a necessidade.

Para isso, a gravadora também planeja formas de garantir o conforto no trabalho de casa, traçando estratégias para que todos tenham ferramentas necessárias dentro do novo modelo. Um exemplo disso é a garantia de cadeiras confortáveis na casa dos colaboradores.

Além disso, a Sony Music seguirá incentivando a qualidade de vida de seus colaboradores, com ações como: a Short Friday - que seguirá recomendada no modelo híbrido -, a retomada de corridas subsidiadas pela empresa, entre outras atividades voltadas para o “Work Life Balance” (expressão que pode ser traduzida como equilíbrio entre a vida e o trabalho), assunto que está sempre em pauta na companhia.

“Em diversas pesquisas internas, os colaboradores sinalizaram que se sentem mais motivados e engajados com essa flexibilidade. E a perspectiva é de que essa prática faça parte do nosso modelo de trabalho. Com isso, já temos a certeza de que não voltaremos a ter a mesma rotina presencial de antes”, comenta Bruna.

“Com isso em mente, em 2022 seguiremos em busca de um ambiente equilibrado, no qual seja possível obter realização, sucesso profissional e também satisfação pessoal, claro”, conclui a head de RH da companhia.

Sobre a Sony Music

A Sony Music Entertainment é uma companhia global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas internacionais. A empresa possui um grandioso catálogo que inclui algumas das gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam música de todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records, Black Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville, RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano. Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma subsidiária integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de Nova Iorque. No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto