Logo
Imprimir esta página

Carbono Neutro: Mercur inspira e 100% das transportadoras parceiras compensam suas emissões

Processo consolidado é resultado que iniciou em 2009 com a preocupação de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente em toda a cadeia produtiva

A Mercur, indústria com atuação nas áreas da saúde e educação, tem focado sua gestão em um modelo de negócio que busca reduzir os impactos ambientais com um olhar atento aos desafios e necessidades sociais. “A busca de soluções mais sustentáveis para um mundo melhor passa pela redução dos impactos socioambientais da Mercur, e também de quem trabalha conosco, nossos parceiros e fornecedores”, afirma Sonia Marcia Tatsch, liderança da área de Logística da empresa.

Desde 2009, a Mercur realiza seu inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), a fim de reduzir as emissões e compensar o que não pode ser evitado. Dessa forma, a partir de várias ações em andamento, passou a ser reconhecida, desde 2015, como uma empresa carbono neutro. Através de seu inventário, a Mercur sabe que a maior emissão de GEE é gerada através do transporte, tanto de distribuição de produto pronto, quanto de entrada de matéria-prima. Desde 2015, 100% das transportadoras que atendem a Mercur compensam as emissões geradas pelo transporte dos produtos Mercur.

Há quase 50 anos no mercado, a Patrus Transportes, com sede em Belo Horizonte - MG, vem há mais de 5 anos nessa caminhada junto à Mercur na redução das emissões de CO2. Recentemente, assinaram o Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e até 2030 compensará 100% das emissões de CO2. Segundo Vinicius Braga, Gerente de ESG da Patrus Transportes, “a empresa já compensou mais de quatro toneladas de CO2. Respeitamos os biomas das regiões e buscamos as áreas que foram desmatadas ou queimadas para serem recuperadas, a partir do plantio das mudas de árvores. Além disso, cuidamos dessas áreas até que as árvores tenham maturidade".

Como começou?

O trabalho com as transportadoras iniciou ainda em 2011, quando a área de Logística reuniu na Mercur todos os seus parceiros de transporte, com o intuito de sensibilizar e inspirá-los sobre o tema da responsabilidade socioambiental. A partir de então, vários workshops ocorreram anualmente, contando também com a participação de mais setores da empresa e fornecedores de outros segmentos. Dessa forma, a Mercur inspirou as transportadoras a fazerem as suas compensações, sendo que algumas passaram a fazer seus próprios inventários de GEE (gases efeito estufa) e desenvolverem suas próprias estratégias na busca de melhorias socioambientais.

Alaor Coelho Canêz, fundador e Diretor Operacional e de Frotas da LKC Transportes, de Santa Cruz do Sul, conta que a “transportadora participou desde o princípio das atividades propostas pela Mercur. Com isso, nos tornamos mais conscientes dos impactos e da nossa responsabilidade socioambiental". Desde 2012, a LKC Transportes faz a compensação de emissão de CO2 com o plantio de mudas de árvores. Além disso, Kelly Canez, Diretora de Recursos Humanos da empresa, relata que as primeiras iniciativas foram arrumar a casa com treinamentos para os funcionários para que compreendessem as mudanças necessárias e se sensibilizassem com as orientações do dia a dia, como a coleta seletiva de lixo. “Buscamos trabalhar de maneira completa, pensando soluções sustentáveis, também conforme os desafios surgem. A renovação da frota foi a partir disso, impactando menos possível no meio ambiente", acrescenta Kelly.

“Em movimentos conjuntos, a Mercur, anualmente, através da área de Impactos, gera seu inventário de emissões de CO2 (GEE) e informa a essas empresas o que o transporte gerou tanto de saída – produto pronto – quanto de entrada de matéria-prima”, explica Sônia. Assim, as transportadoras fazem suas compensações através do plantio de árvores e informam com a comprovação, realizada por meio de um certificado de plantio. “Percebemos que esse processo é contínuo e tem efeitos nas nossas parcerias comerciais que também mudaram as formas de olhar para os seus processos internos e sensibilizar os seus stakeholders”, acrescenta.

Modos alternativos de transporte e redução emissões

A Mercur ainda utiliza modais alternativos de transporte, como a cabotagem, sempre que possível, tanto para distribuição quanto para entrada de matéria-prima. Dessa forma, reduz, em média, 58% na emissão do transporte dos produtos. Um exemplo disso é a distribuição para Manaus, onde 100% é via cabotagem (além do trecho rodoviário e fluvial). Para a neutralização da emissão do carbono a empresa faz o plantio de árvores nativas, a fim de compensar os impactos negativos que não podem ser reduzidos. Para cada tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), são plantadas 6,3 árvores.

Sobre a Mercur

A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto