Logo
Imprimir esta página

15 de abril: nascimento de Leonardo da Vinci

Em homenagem ao gênio a data também foi instituída como Dia Mundial da Arte

Nascido em 15 de abril de 1452, o italiano Leonardo da Vinci foi artista, botânico, cientista, engenheiro e matemático. Se vivo, estaria completando 570 anos de idade. Suas contribuições para diversas áreas são muitas, por isso é considerado até atualmente um gênio da humanidade. E foi escolhido como patrono do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Eleito como uma das personalidades mais importantes do Renascimento (um dos períodos da arte) e percursor da aviação - projetou o que pode ser julgado como o primeiro helicóptero - e da balística, da Vinci chegou a dissecar corpos para melhor entender a anatomia humana e dos animais. Descrito com uma personalidade generosa e simpática, suas últimas palavras foram:

“Ofendi a Deus e a humanidade, fazendo muito pouco da minha vida”.

Sua morte aconteceu em 2 de maio de 1519, na França, onde vivia na época. Ao que tudo indica ele provavelmente sofreu um derrame cerebral aos 67 anos. Seu corpo foi sepultado no convento da igreja de Saint Florentin, na comuna francesa Amboise.

Em testamento pediu para que 60 mendigos seguissem o seu cortejo. Devido a Revolução Francesa o templo cristão foi destruído em 1802, resultando no suspende de onde estariam os restos mortais de da Vinci, conforme relatam os historiadores.

Entre seus trabalhos mais famosos estão: Mona Lisa (1503 - 1505); A Última Ceia (1498); São João Batista (1514); Homem Vitruviano (1452-1519).

Curiosidades

A história da Vinci ainda tem alguns mistérios, entre eles, há alguns fatos curiosos, como:

· Era ambidestro;

· Seu maior projeto, o “cavalo de Leonardo”, foi destruído;

· Escrevia de maneira espelhada;

· Cantava e tocava lira e flauta;

· Era homossexual e por isso chegou a ser preso sob a acusação de sodomia, aos 24 anos. Porém, logo foi solto por falta de provas;

· Era polímata (pessoa com conhecimento em diferentes campos);

· Michelangelo detestava da Vinci;

· Foi a primeira pessoa a explicar por que o céu é azul;

· Era vegetariano e ativista;

· Não assinava suas obras.

Dia Mundial da Arte

Como homenagem a Leonardo da Vinci, a Associação Internacional de Arte (IAA) instituiu a data de 15 de abril como o Dia Mundial da Arte. De acordo com a entidade, o artista foi um dos mais completos de todos os tempos e por isso é símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo.

*Com informações de Arte Ref, Isto É e Revista Galileu

Por Redação UNIASSELVI


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto