Logo
Imprimir esta página

Após 30 anos, Receita permite que comissárias de despacho voltem a operar diretamente no Siscomex

Após uma longa batalha judicial que se estendeu por quase três décadas, cerca de 10 mil comissárias de despacho no Brasil poderão, enfim, voltar a operar no Siscomex sem a necessidade de intermediários.

Por orientação da Receita, o cadastramento terá início no dia 19 de abril, às 11 horas, durante encontro nacional promovido pelo SINDICOMIS (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo) e pela ACTC (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais). Para tanto, elas precisarão, além de se registrar (CNPJ), indicar um representante (que pode ser um funcionário) para operar no sistema. O evento será realizado de forma híbrida, ou seja, na sede das entidades – na cidade de São Paulo – e pela internet.

Entenda a história

Em 15 de março de 1994, o SINDICOMIS ingressou na Justiça Federal com uma demanda para que as comissárias de despacho pudessem operar no Siscomex sem a necessidade de intermediários. Em 28 de janeiro deste ano, a Justiça Federal da 3ª Região havia garantido o restabelecimento deste direito, colocando um ponto final nesta longa batalha judicial.

Contudo, a Receita Federal ainda não havia operacionalizado a decisão.

Diante do impasse, no último dia 5 de abril, o presidente do SINDICOMIS, Luiz Ramos – que também preside a ACTC e a CIMEC (Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação de Conflitos) – reuniu-se com representantes da Receita Federal para discutir a situação.

A alegação da Receita era a dificuldade tecnológica dessa implantação, situação compreendida por Ramos. “Assim, propusemos um acordo, segundo o qual a Advocacia Geral da União desistiria de um eventual agravo e faríamos um acordo nos autos, sendo que a condição prevalecerá para todas as comissárias de despacho do Brasil, e não somente do nosso estado de São Paulo”, conta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto