Logo
Imprimir esta página

APIs aceleram inovação digital das indústrias

Tecnologia pode ser usada por empresas de diversos segmentos e permite iniciativas como Open Finance e gestão de identidade, que empresas como a WSO2 implementam no Brasil

A transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e, com ela, é possível criar novas soluções e oferecer diferentes serviços. Além da importância de uma evolução de processos e de cultura dentro das companhias, esta mudança só é possível com o uso de tecnologias-chave. Grandes iniciativas como o Open Finance no Brasil e o crescente uso de gestão de identidade e acesso com o mundo cada vez mais digital, só acontecem com um suporte tecnológico seguro e que traga eficiência. Entre as tecnologias mais necessárias para isso estão as APIs (sigla em inglês que se refere às interfaces de programação), recursos que são gerenciados por empresas como a WSO2, que tem forte atuação na América Latina e anunciou recentemente um aporte recebido pelo Goldman Sachs para expandir seu negócio.

As APIs permitem a comunicação entre diferentes empresas e estão presentes, por exemplo, nas redes sociais, em sites e em aplicativos de celular, além de sistemas das companhias. Recentemente, a tecnologia ganhou ainda mais relevância no Brasil devido ao início dos projetos “Open Data”, como o Open Finance, que começou com Open Banking e agora engloba serviços bancários, credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência. E as APIs serão essenciais também para Open Healthcare, que permitirá o compartilhamento de dados de saúde dos pacientes para agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento médico.

“Para exemplificarmos como funciona uma API, podemos usar uma analogia de um restaurante. As APIs funcionam como garçons. Quando um cliente (ou um sistema) pede um prato (uma informação), são as APIs (os garçons), que vão na cozinha para pegar e entregar. Informam qual foi o pedido e o leva até quem o solicitou. Esta comunicação e entrega é feita por eles”, explica Fernando Arditti, Vice-Presidente e Gerente-Geral da WSO2 na América Latina. “Na tecnologia, tudo isso acontece em milésimos de segundo e permite 18 trilhões de envios de dados anualmente só pelas soluções da WSO2”, completa.

As companhias já entendem a importância de garantir recursos que apoiem a transformação digital. O investimento em software e outras tecnologias com este objetivo tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. De acordo com a consultoria Gartner, espera-se que os gastos mundiais em TI neste ano cheguem a US $4,4 trilhões, 4% a mais do que em 2021. E para 2023, o aumento previsto em relação a 2022 é de 5,5%.

Monetização de APIs

A gestão de APIs permite automatização de processos, oferecer serviços em grande escala e globalmente, além da geração de insights para decisões estratégicas de negócio. Dentro das novas soluções que elas possibilitam está a monetização de APIs pelas empresas, ao cobrarem pela exposição de seus serviços digitais via API. Assim, é possível criar novas fontes de receita, com o pagamento pelos consumidores ou parceiros pelo uso das APIs, permitindo oferecer planos de acesso diversos, sendo o mais comum o modelo de assinatura em que se paga um preço fixo por um determinado período de tempo.

Sobre a WSO2

Fundada em 2005, a WSO2 simplifica radicalmente a maneira como as empresas criam, entregam e dimensionam as experiências digitais. Nossa abordagem cloud native, focada em APIs, ajuda os desenvolvedores e arquitetos a acelerarem as inovações para que cheguem mais rápido ao mercado. Clientes nos escolhem pela nossa plataforma ampla e integrada, bem como por nossa experiência em gerenciamento de API, integração corporativa e gestão de identidade e acesso - os pilares de toda iniciativa bem-sucedida de transformação digital. Com escritórios na Alemanha, Austrália, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Reino Unido e Sri Lanka, a WSO2 possui mais de 900 engenheiros, consultores e profissionais ao redor do mundo. Hoje, centenas de marcas líderes de mercado e milhares de projetos globais enviam mais de 18 trilhões de dados anualmente usando as tecnologias da WSO2.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto