Logo
Imprimir esta página

Como desfrutar de uma Páscoa saudável?

Como desfrutar de uma Páscoa saudável?

Como escolher o ovo de Páscoa e como escolher o melhor chocolate.

Não importa a idade, comer chocolate na Páscoa é uma celebração deliciosa. O chocolate definido como “o produto obtido a partir das sementes de cacau, é um dos doces mais apreciados em todo mundo.

Mas a palavra “chocolate” pode se referir a uma ampla variedade que vai de chocolate ao leite com 25% de cacau ao superamargo com mais de 80% de cacau com uma série de outras opções intermediárias. Então, o que exatamente são todas essas variedades?

A nutricionista Adriana Stavro explica que o principal fator diferenciador das barras de chocolate é o teor de cacau, que deve ser declarado pelo produtor no rótulo da embalagem. Geralmente a maior quantidade é encontrado em barras de chocolate superamargo acima de 85% de cacau, os intermediário chamados amargo ou meio amargo que varia de 30%, 40%, 50%, 60% e 70% de cacau e o chocolate ao leite com apenas 25% de cacau. “Os produtos também diferem no conteúdo de açúcar, onde as maiores quantidades são encontradas em chocolate ao leite, com mais de 50%, e quantidades menores em chocolate superamargo.” Comenta Adriana.

Os mais populares entre os consumidores são as barras de chocolate ao leite e recheadas. No entanto, cada vez mais, chocolate amargo, classificados como alimentos funcionais, cuja finalidade é melhorar a saúde e o bem-estar do consumidor são procurados. Vários estudos mostraram que os compostos fenólicos presentes no cacau, são antioxidantes que comprovadamente reduzem a pressão arterial, aumentam o fluxo sanguíneo entre o cérebro e o coração, fortalecem a elasticidade da pele e combatem a inflamação.

Então, qual é a diferença entre os chocolates? Adriana Stavro esclarece em um resumo tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de chocolate.

Chocolate ao Leite - é o mais popular, é muito mais doce, tem uma cor mais clara e um sabor de chocolate menos pronunciado do que o chocolate amargo ou superamargo.

O chocolate ao leite deve conter pelo menos 12% de leite e pelo menos 10% de licor de chocolate. No entanto, alguns chocolates de leite de alta qualidade contêm até 30 a 40% de cacau. “O resto do chocolate é composto de açúcar e ocasionalmente emulsificantes ou baunilha. A adição de açúcar e leite é o que minimiza o amargor do chocolate e o torna doce e delicioso.” conta a nutricionista.

Chocolate Branco - não contém licor de chocolate ou qualquer outro produto de cacau além da manteiga de cacau. Não tem um sabor muito achocolatado, mas se assemelha a baunilha suave. O chocolate branco contém um mínimo de 20% de manteiga de cacau, em média 55% de açúcar e cerca de 15% de sólidos de leite.

Chocolate amargo/meio amargo – De acordo com Adriana Stavro os dois tem mais cacau, antioxidantes e menos açúcar do que o chocolate ao leite. Ambos não contêm sólidos de leite e devem conter pelo menos 30% cacau podendo variar de 35%, 40%, 50%, 60% 65% e 70% cacau.

Chocolate superamargo - Alguns chocolates escuros podem atingir até 85% de cacau, embora sejam bastante amargos, estes são os mais ricos em antioxidantes.

Chocolate sem açúcar - É puro licor de chocolate, feito simplesmente de grãos de cacau moído. Também é conhecido como chocolate para cozinhar, porque não deve ser consumido sozinho. Em vez disso, é melhor quando usado para assar ou cozinhar e combinado com outros ingredientes para torná-lo mais saboroso.

Cacau em pó – Segundo a nutricionista Adriana o pó de cacau também é composto de 100% de cacau sem açúcar. “Por ser muito amargo, é usado em receitas. É um ingrediente útil porque se mistura facilmente com massas sem ter que derreter e monitorar o chocolate.” Finaliza Adriana Stavro.

Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo

Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School

Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto