Logo
Imprimir esta página

Esfoliação e seus benefícios

Foto divulgação - Guia de esfoliação Foto divulgação - Guia de esfoliação

A dermatologista Luciana Garbelini destaca áreas onde o uso da técnica não é tão comum e as vantagens que a esfoliação pode trazer para cada uma dessas regiões

Dentro do skincare a esfoliação é considerada um dos principais passos de cuidado com a pele. Mesmo não sendo uma prática diária, já tem lugar garantido dentro da rotina de autocuidado. “Fica nítida a diferença que a esfoliação traz para a derme, por isso é uma etapa importante de estar presente em qualquer skincare. E os benefícios da técnica podem ser estendidos e aproveitados em diversas áreas do corpo”, destaca a dermatologista Luciana Garbelini, da Clínica Luciana Garbelini de São Paulo.

Cuidados gerais

Os benefícios da esfoliação são inúmeros, mas alguns cuidados básicos permitem que essa experiência seja ainda mais proveitosa. “A principal função da esfoliação está em ajudar na renovação celular da pele. A eliminação de células mortas acontece de forma natural, diariamente havendo o desprendimento dessas estruturas que estão sendo substituídas pelo organismo. Já a esfoliação acelera esse processo, auxiliando na manutenção da epiderme. Além de colaborar com a retirada de certos resíduos que possam estar mais presos à pele.”

Apesar de todas as vantagens, o uso da esfoliação requer moderação na intensidade e na frequência. “Vá com calma! O fato de não ser uma técnica ou produto de uso diário tem seus motivos”, lembra doutora Luciana. “Os benefícios vêm a partir de uma agressão mínima e controlada à pele. Mesmo assim, não deixando de ser uma ação agressiva. Por isso, intervalos são necessários para que haja a regeneração e consequentemente renovação celular, sendo parte fundamental para os resultados pretendidos com a esfoliação.”

A médica explica ainda que a frequência de uso também varia de acordo com certos aspectos, como tipo de pele e até época do ano, mas a recomendação geral é fazer a aplicação do esfoliante no máximo uma vez por semana. “Para peles mais secas e, principalmente, sensíveis, o uso precisa ser com cuidado dobrado. O espaço entre as aplicações vai estar diretamente relacionado com a sensibilidade dessa pele.”

Outro parâmetro para o espaçamento do uso, recomenda a especialista, é perceber as necessidades da pele. “Ou seja, sentir o que está precisando e usar da esfoliação para auxiliar na sua renovação.” Além disso, é importante antes de iniciar o processo de esfoliação estar com a pele limpa. E mais um ponto fundamental é a aplicação de hidratante após o processo. “Nesse caso a hidratação é uma forma de proteção imediata, repondo certas substâncias que foram retiradas com a esfoliação e que são importantes para manutenção da saúde cutânea. Além de ser uma forma de acalmar a epiderme que foi momentaneamente agredida.”

Esfoliante: Físico ou Químico?

Já dentro do universo dos esfoliantes, existem duas vertentes: os físicos e os químicos. Os esfoliantes físicos desempenham sua função a partir do contato e atrito dos grânulos presentes em sua composição com a pele. “Essas esferas facilitam a retirada ou desprendimento de resíduos e células mortas que estão em processo gradual de eliminação pelo corpo. Isso através de uma fricção suave durante a aplicação do produto na pele.”

O esfoliante químico, por sua vez, promove a renovação celular por meio de ativos ou substâncias, sem a necessidade de uma ação mecânica para que ocorra a remoção da pele morta. “A partir de uma reação química o esfoliante promove uma descamação microscópica da pele, fazendo com que a epiderme em renovação se desprenda mais facilmente”, explica a dermatologista. “Mas os dois tipos de produtos têm a função de incentivar a renovação celular de forma externa. O que realmente vai determinar qual categoria escolher será a área de aplicação, e principalmente a experiência de cada pele a um ou outro tipo de esfoliante”.

Aproveitando os benefícios em diversas áreas

- Couro cabelo

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a esfoliação no couro cabeludo pode trazer diversas vantagens. “Essa região é naturalmente escura, quente e úmida, além de acumular diversos produtos que ao serem aplicados nos fios acabam entrando em contato com o couro cabeludo. Por isso, esfoliar essa área é recomendado.” Doutora Luciana conta que a esfoliação pode ser feita através de alguns shampoos com microesferas já encontrados no mercado, e que tem essa ação esfoliante como uma de suas finalidades. Ou misturando açúcar em um pouco de shampoo de uso diário, aplicando no couro cabeludo e massageando-o. “Essa esfoliação ajuda a limpar, desobstruir os poros e renovar a epiderme. Mas seu excesso pode ressecar, irritar e até levar à descamação dessa pele. Assim, é preciso fazer uso da técnica com moderação e apenas na pele, sem estender para o comprimento.”

- Lábios

A esfoliação facial é uma das mais comuns, mas mesmo os lábios fazendo parte dessa região muitas vezes estes acabam ficando de fora na hora da aplicação do produto. “O próprio esfoliante facial, durante a aplicação no rosto, pode ser usado nos lábios. Nesse caso, os esfoliantes físicos seriam mais recomendados para evitar qualquer tipo de ingestão. Inclusive, uma misturinha muito interessante e que realmente funciona, sendo bem segura para aplicação no local, é a combinação de mel com açúcar. Além de promover a retirada das células mortas e outros resíduos que estejam nos lábios, por conter mel este esfoliante natural também tem ação hidratante”. Para manter os efeitos da esfoliação nos lábios, a médica lembra que é importante o uso de um hidratante labial depois do processo.

- Axilas, braços e mãos

As axilas são uma das regiões que se beneficiam do uso de esfoliantes suaves. Além de auxiliar com pelos encravados e com um possível escurecimento da região decorrente da depilação, a esfoliação pode ser uma aliada também para quem sofre com odores mais fortes na área. “Ela ajuda na remoção das células mortas da axila, que facilitam a proliferação de bactérias responsáveis pelo mau cheiro.”

Posterior de braço - tríceps -- e as mãos também são regiões que se favorecem bastante da esfoliação. “Proveitosa principalmente para pessoas que têm bolinhas na parte posterior do braço, muitas vezes decorrentes de pelos finos que acabam encravando. Já no caso das mãos a esfoliação é interessante por ser uma pele constantemente agredida, por isso precisa ainda mais de estímulo regenerativo.”

- Lombar, bumbum e virilha

Assim como na parte posterior do braço, existem pessoas que apresentam uma pele áspera na região lombar e no bumbum, e novamente a esfoliação pode ajudar “É preciso uma avaliação dermatológica, mas no geral, estas áreas apresentam bolinhas avermelhadas decorrentes de pelos encravados devido ao atrito com roupas muito apertadas, por exemplo. Por isso essas regiões se beneficiam da esfoliação, assim como a virilha.”

- Pernas e pés

Depois do rosto, as pernas talvez sejam as próximas na lista de regiões a se cogitar para uma possível esfoliação. “Nas pernas o uso de esfoliantes ajuda bastante com pelos encravados, especialmente em posterior e interno de coxa. Já para os pés, além dos benefícios sensoriais e de relaxamento, ajuda com a eliminação do acúmulo de células mortas dessa área especialmente úmida e abafada. Também fazendo com que essa pele fique mais macia, principalmente ao aliar a aplicação de um hidratante para finalizar.”

Sobre Dra. Luciana Garbelini

Dermatologista Formada pela Universidade de Santo Amaro. Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro, Pós-graduada em cosmiatria e estética no Instituto Superior de Medicina. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto