Logo
Imprimir esta página

Braskem e Sojitz Corporation se unem para trazer ao mercado tecnologia de MEG renovável

Petroquímica e empresa japonesa criam joint venture para ser líder global no mercado de bioMEG; uma vez concluído o desenvolvimento tecnológico, o projeto prevê a construção de três plantas industriais na primeira fase

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, e a Sojitz, empresa de comércio global com foco no Japão, assinaram acordo para formar uma joint venture voltada para a produção e comercialização de bioMEG (monoetilenoglicol) e de bioMPG (monopropileno glicol). Com a conclusão do desenvolvimento da tecnologia em 2022, o plano de negócios prevê a implementação de três plantas industriais, com início da operação da primeira unidade em 2025, aproveitando as oportunidades de mercado e de matéria-prima. Com a assinatura do acordo, a formação da joint venture foi submetida à aprovação dos órgãos concorrenciais.

A joint venture combinará a expertise da Braskem na produção industrial e comercialização de químicos e plásticos de fonte renovável com a importante presença comercial da Sojitz na Ásia, região que concentra 80% do mercado global de MEG e onde se observa o maior crescimento de seu consumo.

“Estamos somando esforços, conhecimentos e investimentos de duas empresas que são referência dentro suas respectivas áreas de atuação para criar uma empresa líder global em bioMEG, capaz de atender a forte demanda do mercado por produtos sustentáveis e renováveis”, declara Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis e Especialidades da Braskem. “A parceria entre Braskem e Sojitz marca o avanço da tecnologia - desenvolvida em escala de demonstração com a empresa dinamarquesa Haldor Topsoe - para a fase de comercialização, com uma clara combinação de competências e recursos para o escalonamento”, completa.

“Estamos contentes com a parceria com a Braskem. Promovemos esse material sustentável para várias indústrias globalmente com nossas fortes e abrangentes conexões de mercado”, declara Manabu Endo, gerente geral do Departamento de Químicos Básicos da Sojitz. “Este é um grande progresso em direção à nossa ambição de desenvolver PET 100% de biomassa, juntamente com nosso projeto de produzir bioparaxileno, outra matéria-prima do PET, em conjunto com parceiros japoneses”, complementa.

O MEG é matéria-prima do PET (tereftalato de polietileno), que tem inúmeras aplicações e é fundamental para setores como o têxtil e de embalagens, principalmente garrafas de bebidas. Atualmente, ele é predominantemente produzido a partir de matérias-primas fósseis, como nafta, gás ou carvão, e seu mercado global representa um valor de aproximadamente 25 bilhões de dólares. Já o MPG é um produto com um amplo leque de aplicações, que vão desde resinas poliéster insaturadas (UPR), muito comuns na construção civil, a produtos cosméticos.

Desenvolvimento da tecnologia

Em 2017, a Braskem iniciou uma parceria com a Haldor Topsoe, líder mundial no fornecimento de soluções e tecnologias para a produção de combustíveis e produtos químicos com eficiência energética, para provar a tecnologia inovadora de conversão de açúcar em bioMEG e bioMPG em escala de demonstração. Fruto da cooperação tecnológica entre as duas empresas, as primeiras amostras de bioMEG foram produzidas em 2020.

“Desenvolvemos uma jornada junto aos nossos parceiros, combinando a tecnologia da Haldor Topsoe, a expertise da Sojitz Corporation e a experiência da Braskem para atingir nosso objetivo de entregar uma solução sustentável que tem o potencial de revolucionar o mercado de têxtil e de embalagens PET”, explica Gustavo Sergi. “A iniciativa também está alinhada com os objetivos definidos pela Braskem de se tornar uma empresa carbono neutro até 2050, reforçando o compromisso da companhia com o Desenvolvimento Sustentável por meio da produção de Químicos Renováveis”.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Sobre a Sojitz

A Sojitz é composta por aproximadamente 400 subsidiárias e afiliadas em todo o mundo e está envolvida em uma ampla gama de negócios, incluindo fabricação, venda, importação e exportação de uma variedade de produtos, além de fornecer serviços e investir em negócios diversificados, tanto no Japão quanto de outros países. A Sojitz estabeleceu o “Desafio de Sustentabilidade” como a visão de sustentabilidade de longo prazo da empresa para 2050 e visa criar um crescimento sustentável tanto para a Sojitz quanto para a sociedade, trabalhando para alcançar uma sociedade descarbonizada por meio de atividades comerciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto