Logo
Imprimir esta página

4 passos para implementar a cultura da doação na sua família

A cultura da doação está se tornando um tema cada vez mais relevante na sociedade, já que o movimento é capaz de trazer a conscientização de que todos fazem parte de um processo de construção de um país melhor para todas as pessoas. Quando doamos, passamos a nos enxergar como parte importante do desenvolvimento do Brasil. Apesar de todos os avanços, de acordo com o Ranking Global de Solidariedade, o The World Giving Index, produzido pela Charities Aid Foundtation (CAF), os países que mais têm a cultura da doação são Indonésia, Quênia e Nigéria. O Brasil aparece em 54º lugar, numa lista de 114 nações, que representam mais de 90% da população adulta global.

Apesar de ter subido de posição em relação ao último levantamento de 2018, quando ocupou o 74º lugar, o Brasil ainda está longe de ser considerado solidário. Pensando nisso, o Instituto Devolver, organização social sem fins lucrativos que apoia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, lista 4 maneiras de começar a implantar a cultura da doação na sua família.

Converse com as crianças

Quando conseguimos, desde muito cedo, conversar com os pequenos sobre a importância da doação, estamos fazendo uma mudança na raiz da sociedade, pois essa criança crescerá com o entendimento que muitas pessoas não possuem. Por isso, sempre estimule as crianças da sua família a doarem roupas e sapatos que não servem mais, brinquedos que não utilizam, entre outras coisas. O interessante é reservar um dia, a cada trimestre, por exemplo, para juntar todos esses objetos e levá-los para doação.

Seja exemplo para sua família

Mais do que falar e incentivar que as pessoas doem, seja o exemplo principal dentro da sua casa, da sua família, da sua comunidade. Para isso, crie o hábito de doar: separe datas específicas para juntar objetos que não precisa mais, participe de ações de doação, reserve uma vez por mês para ajudar projetos sociais e ONGs da sua cidade e, mais do que isso, doe o seu tempo para as pessoas que mais precisam.

Doe alimentos

Muitas vezes não nos damos conta, mas a fome é um problema real e muito próximo. Segundo dados do levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais da metade da população brasileira - 116 milhões de pessoas - vive com algum grau de insegurança alimentar e, ao menos, 19 milhões passam fome. Por isso, sempre que possível, doe alimentos para os mais necessitados: pode ser uma família próxima de você que esteja passando por um momento difícil, ou até mesmo projetos específicos voltados para auxiliar quem vive nessa situação de vulnerabilidade.

Crie a sua própria iniciativa

Se conseguir envolver ainda mais a sua família e amigos na cultura da doação, crie uma ação de solidariedade no seu bairro ou comunidade. Pode ser um bazar solidário, arrecadação de alimentos, entrega de marmitas ou cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, doação de brinquedos para crianças, enfim, todo tipo de iniciativa será bem-vinda e extremamente importante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto