Logo
Imprimir esta página

As declarações de Schopenhauer para uma vida feliz

Edipro lança nova edição de clássico com 53 aforismos do filósofo alemão que influencia o pensamento há mais de dois séculos

O pai de Arthur Schopenhauer queria que o filho fosse comerciante. Ele até que se esforçou. Com apenas 12 anos, a família o levou para uma série de viagens com o intuito de aprender sobre o futuro ofício. O que se viu, no entanto, foi um conjunto de considerações escritas sobre a miséria da condição humana. Assim começava a trajetória daquele que seria um dos maiores influenciadores do pensamento a partir do século XIX.

Reflexões sobre a existência e, mais que isso, sobre a busca pela felicidade estão reunidas no livro Aforismos sobre a sabedoria da vida, publicado em nova edição pela Edipro. Para explicar os 53 temas, o filósofo alemão utiliza o recurso do aforismo, ou máxima, por definição uma sentença breve com um princípio moral ou de natureza prática.

Schopenhauer expõe o que entende sobre viver com sabedoria e como tornar a vida tão agradável à medida das possibilidades de cada um. Para ele, mesmo em ambientes idênticos, as pessoas são capazes de reagir de uma maneira distinta diante de uma mesma circunstância. Isso porque todo indivíduo depende única e exclusivamente das próprias vontades, sensibilidades e pensamentos.

Só o presente é verdadeiro e efetivo, é o tempo realmente ocupado e ele se funda exclusivamente em nossa existência. Deve merecer sempre uma boa acolhida, deveríamos desfrutá-lo com plena consciência de seu valor, de toda a hora suportável e livre de contrariedades ou de dores atuais, isto é, não o perturbar com desilusões do passado ou apreensões do futuro. (Aforismos sobre a sabedoria da vida, p 125)

Tema central de Aforismos sobre a sabedoria da vida, os valores morais e éticos do chamado filósofo das contradições se tonaram referência para figuras como Friedrich Nietzsche, Léon Tolstoi Kafka, Richard Wagner e o brasileiro Machado de Assis. Uma obra-prima para se compreender a essência da filosofia, que segue atual dois séculos depois de escrita. O título integra uma coleção com outros três livros do autor publicados pela editora dos clássicos.

Ficha técnica
Livro: Aforismos sobre a sabedoria da vida
Autor: Arthur Schopenhauer
Editora: Edipro
Preço: R$ 54,90
ISBN-13: 978-6556600581
Formato: 21x14 cm
Páginas: 208
Link de compra: https://amzn.to/3JxOiaw ou site Editora Edipro

Sobre o autor: Nascido em Danzig, em 1788, Schopenhauer foi um importante filósofo alemão, que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciar até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e influenciou grandes escritores, como Léon Tolstoi, Kafka e o brasileiro Machado de Assis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto