Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial da Água: secas e enchentes se intensificam com avanço da crise climática

A gestão de recursos hídricos assume um papel fundamental para garantir a segurança hídrica da população, afirma especialista

Em fevereiro, a ONU divulgou seu mais recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que aponta que, com a aceleração da crise climática, seus efeitos tendem a se intensificar em um menor período de tempo.

“Trabalhando com a estimativa de um aquecimento global de 1,5ºC, o previsto é que o número de pessoas impactadas pelas secas e enchentes resultantes aumente, o que coloca a população em situação de vulnerabilidade em um risco até três vezes maior”, explica Nicole Brassac de Arruda, bióloga e pesquisadora do Lactec, instituição de ciência e tecnologia (ICT) com sede em Curitiba.

Isso porque as mudanças climáticas têm impacto direto nos ciclos hidrológicos, influenciando na ocorrência de secas e de enchentes severas, frequentemente seguidas por deslizamentos. Com uma temperatura mais alta, mais água evapora e mais chuvas incidem em locais em que não eram tão frequentes. Isso afeta o balanço hídrico, pois se mais água está chegando a um determinado lugar, está fazendo falta em outros.

O Brasil já sente esses efeitos: só no ano de 2022, as chuvas já deixaram milhares de pessoas feridas e desabrigadas em pelo menos oito estados brasileiros. Os temporais ocorridos em Petrópolis, por exemplo, chamaram atenção com um saldo de cerca de 230 mortos e muitos desabrigados.

Segurança hídrica ameaçada

Com as mudanças no ciclo hidrológico, acendem-se algumas luzes de alerta. No Brasil e na América Latina, o IPCC prevê riscos para a segurança hídrica — que diz respeito à disponibilidade de água para satisfazer as demandas da população, das atividades econômicas e de conservação de ecossistemas —, para a segurança alimentar, já que as secas causam prejuízos às colheitas, e para a vida, ameaçada por fatores como inundações, erosões, deslizamentos, tempestades e elevação do nível do mar.

É nesse contexto que entra a necessidade de uma gestão de recursos hídricos eficaz, aponta Nicole: “Algumas dessas estiagens e enchentes constituem eventos fora da curva que destoam das séries históricas de dados que usamos para ações de gestão e planejamento. Mas é possível tentar prevê-los utilizando ferramentas de modelagem hidrológicas e meteorológicas e, assim, fazer um bom planejamento urbano do uso de água”.

As modelagens ajudam a traçar cenários e definir tendências de crescimento da população, de consumo de água e de perdas desse recurso natural, o que facilita o planejamento da quantidade de água, de reservatórios e de quais tipos de reservatórios são necessários para que a cidade não passe por escassez ao longo do tempo.

Além do uso da tecnologia, a especialista não descarta o impacto que podem ter as ações individuais dos mais de 7,6 bilhões de habitantes da Terra para a manutenção da segurança hídrica. “Se cada um medir um pouco melhor sua pegada hídrica e de carbono, teremos ações individuais que, somadas, acabam trazendo uma folga para esse sistema. Revisar nossas torneiras e sistemas hidráulicos, tomar banhos mais curtos e reutilizar a água são formas de reduzir o seu consumo, e água não consumida é água reservada para o futuro”, conclui.

Sobre o Lactec

O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto