Logo
Imprimir esta página

Colaborador Fiel: startup cria estilo próprio de gestão de pessoas

Na Leme Inteligência Forense, desenvolvimento profissional é visto como responsabilidade tanto da empresa quanto do indivíduo.

Ao unir engajamento e inovação no time de colaboradores, como parte de sua cultura organizacional em uma tendência constante de valorização da equipe, a Leme Inteligência Forense, com mais de dez anos de know how atuando com suporte a departamentos jurídicos, sobretudo o de busca de ativos patrimoniais, manteve crescimento em termos de número de funcionários mesmo em meio a pandemia. Os resultados das ações são reconhecidos pelos 81 colaboradores da empresa.

E se este ano começou para a legaltech com 81 pessoas, juntamente com seus ganhos, ela viu sua equipe crescer na ordem de 19% se comparado ao ano passado e a expectativa, para 2022, é manter - ou aumentar o ritmo, iniciou o ano abrindo 12 vagas, ampliando assim ainda mais esse leque, tanto em termos de empresas atendidas quanto em oportunidades de trabalho.

Segundo Jaqueline Gonçalves, diretora de RH da empresa, trabalhador valorizado é sinônimo de aumento de produtividade, uma vez que a pessoa, ao se sentir parte da empresa, tem mais prazer em exercer a sua atividade. Então, como forma de fidelizar seus colaboradores, a Leme Inteligência Forense vem investindo pesado na chamada valuen-driven culture, ou melhor, na valorização da cultura da unidade, ofertando capacitação contínua, benefícios flexíveis e retendo os talentos, uma vez que, em um mercado cada vez mais acirrado, os funcionários relativamente 'prontos' são dificílimos de serem encontrados.

O desafio, então, é prepará-los: "Para isso, estamos sempre promovendo ações que contribuem com o desenvolvimento contínuo do colaborador, o que, de fato, se reflete em ganhos para o negócio", diz Jaqueline.

"Para o pai do marketing moderno, Philip Kotler, a melhor propaganda de uma empresa é feita pelo cliente satisfeito. Não é à toa que aqui na Leme nós direcionamos nossos esforços não só para conseguirmos novos clientes, mas, principalmente, reter e dar a devida atenção aos já conquistados. Contudo, acreditamos que o hábito de evidenciar o cliente é efeito da causa 'Colaboradores satisfeitos'. Na verdade, aqui os colaboradores são tidos como o maior ativo do negócio porque são eles que, colaboram - direta e indiretamente - para o contentamento dos clientes, determinando assim o nosso diferencial em relação à concorrência", explica Marlon Godoy, diretor Comercial e de Marketing da Leme.

Marlon Godoy, diretor Comercial e de Marketing da Leme.

Do latim fidelitas, a palavra fides intitulava, na origem da língua, a adesão - do devoto à sua religião. No progresso desse idioma, o sentido do vocábulo se estendeu, sendo ele hoje empregado em diversos sentidos, como: sinceridade, honestidade, responsabilidade e confiança. Dessa forma, na visão do CEO da Leme Inteligência Forense, Valdo Silveira, o bom desempenho da legaltech está relacionado a fidelidade dos colaboradores, já que na empresa não há alta rotatividade de funcionários, além disso a valorização e o desenvolvimento contínuo dos profissionais são o foco da Leme. "Tanto que temos o termômetro de humor, que serve para medir o quanto a pessoa está satisfeita em trabalhar aqui, isso nos dá base para avaliarmos como podemos melhorar ainda mais esse nível. E, acredite: sempre é possível fazer algo..."

Nessa cultura do ganha-ganha da Leme Inteligência Forense, além do processo de desenvolvimento individual, é oferecido a cada pessoa plano de carreira e de salários e uma grade de treinamentos periódicos, garantindo que a equipe se dedique, no mínimo, 10% de seu tempo na jornada de trabalho para o aprimoramento de know-how. Como Daniele Grescki, que iniciou na Leme em 2016 como auxiliar administrativa e atualmente está na condição de analista financeira. "Encontrei tudo que sempre quis aqui, na Leme, que trabalha constantemente, em cada colaborador, os desafios e o incentivo a buscar conhecimento e aprimoramento. Então, compreendi que nunca é tarde para fazer uma faculdade, mesmo depois dos 30 anos e com filho. Percebi a necessidade de buscar a minha formação, e com isso poder contribuir para o meu crescimento e o da organização também"

Outra história de ascensão é de Klaucyane Antunes da Silva, cuja jornada laboral começou em 2017, na condição de auxiliar administrativa. Rapidamente, ela foi subindo os degraus até se tornar coordenadora nível 2 do operacional. "Olhar para trás e ver o quanto crescemos em questão de estrutura e pessoas faz com que eu me sinta honrada em fazer parte de tudo isso. Sei que estando aqui, sou capaz de conquistar as coisas lá fora".

Já Ivanilda Freschi entrou na Leme Inteligência Forense em 2003, como auxiliar de serviços gerais, e já fazem 18 anos que ela trabalha para a empresa. "Em minha visão, isso é muito gratificante, uma superação em minha vida. Sinceramente, eu não me vejo em outro lugar, essa é a melhor empresa para mim".

Da mesma opinião compartilha Franciele Faria da Silva, do setor de operação, que foi contratada como auxiliar administrativa em 2014, e graças às várias oportunidades dadas, hoje ela é gerente operacional, coordenando uma equipe de 25 pessoas: "O que julgo como um desafio diário, pois trabalhar com pessoas é saber equilibrar o físico e o mental sem deixar de lado a produtividade. A ideia é fazer com que todos tenham uma boa qualidade de vida, o que é o ponto de atenção e foco de toda a Leme".

Por fim, Bryan Oseni Poncio, hoje no Marketing, teve sua trajetória iniciada na legaltech em 2018, no setor do pós-venda, como auxiliar administrativo. "Entrar aqui foi uma virada em minha vida profissional, afinal estava há dois anos desempregado e a Leme foi o pontapé para o meu desenvolvimento. Nesse tempo que lá estou, completei duas formações, agreguei conhecimento em design e marketing e hoje sou assistente de marketing júnior. Definitivamente me sinto reconhecido tanto profissionalmente quanto pessoalmente".

Na avaliação do CEO Valdo Silveira, as práticas de fidelização, além de reter os talentos antigos, se refletem nos novos, contribuindo para que a legaltech fechasse 2021 com êxito em seus processos seletivos abertos e começasse esse ano com chave de ouro.

Marlon Godoy, diretor Comercial e de Marketing da Leme.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto