Logo
Imprimir esta página

Cadeia de FFLV: A relação e ações integradas são essenciais para o aumento do consumo

Mais de 200 representantes da cadeia de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV) se reuniram no café da manhã, promovido pela IFPA – International Fresh Produce Association, para muito networking e troca de informações. O evento contou também com a presença da Diretora de Relacionamento com Membros Internacionais da IFPA, Natália Gamarra, que veio dos Estados Unidos para prestigiar a reunião e reafirmar o apoio da entidade a todos os associados brasileiros.

No evento da IFPA Brasil, o “Varejólogo” e PhD - Centro de Excelência em Varejo da FGV (FGVcev) Prof. Mauricio Morgado fez uma palestra sobre as tendências do varejo e o novo perfil do consumidor, apresentadas no NRF 2022, maior evento mundial do varejo. E o que vem por aí, nesse realinhamento da economia pós-pandemia, é a digitalização maciça do relacionamento com o consumidor, em especial do segmento FFLV. Por quê? “O consumidor está preocupado com a saudabilidade, ficou muito mais exigente com a origem dos alimentos, como prepará-los e como reaproveitá-los. A digitalização, que começou com a melhoria dos e-commerces e as entregas, agora chega no layout das lojas, no self-checkout, na experiência do consumidor e até no metaverso”, explica.

As tendências são focadas na relação da indústria com o varejo, na integração dos ecossistemas de negócios e nas lojas com menos funcionários e maior digitalização nos serviços ao consumidor, como compra de frutas, legumes e verduras por aplicativo e retirada em áreas externas das lojas ou em entrega rápida por delivery. “Já é uma realidade a entrega de FLV por assinatura na casa do cliente, até colocando na geladeira. A preocupação com embalagens e reciclagem de caixas também fazem parte das atitudes do consumidor, então as empresas se antecipam para informar suas políticas de gestão de resíduos e evitar desperdícios”, acrescenta Prof. Maurício.

Produtores e varejistas se mostraram muito impactados com os desafios da digitalização e há muitas oportunidades de aumentar o consumo de FFLV com o perfil mais apurado do consumidor. “Saudabilidade sempre esteve no radar do consumidor, mas com a pandemia nosso setor foi mais valorizado porque cuidamos da entrega de alimentos para nutrir as pessoas. Muitos produtores têm desenvolvido inovações como biodefensivos, câmaras resfriadas e embalagens para melhorar o ‘shelf life’ dos produtos. O varejo está mais alinhado com ações de sazonalidade e de incentivo ao consumo que a IFPA promove. Se a tecnologia é um investimento permanente, a relação e ações integradas na cadeia são essenciais para a comunicação com o consumidor para aumento da demanda”, diz Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da IFPA no Brasil.

Sobre a Associação Internacional de Produtos Frescos (IFPA) - A Associação Internacional de Produtos Frescos (IFPA) é a maior e mais diversificada associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos de produtos frescos e florais, integrando perfeitamente a advocacia voltada para o mundo e o suporte voltado para a indústria. Existimos para unir a indústria e criar um futuro vibrante para todos. Aumentamos a prosperidade de nossos membros realizando advocacia; conectando pessoas e ideias; e oferecendo orientação que nos permita agir com propósito e confiança. Embora a IFPA seja construída sobre o legado da United Fresh and Produce Marketing Association, não é apenas uma combinação. É transformacional. Reconhecendo que o setor exigia uma voz ainda mais poderosa e unificada, os líderes da antiga United Fresh e Produce Marketing Association optaram por não se fundir, mas criar uma organização totalmente nova para substituir suas organizações, a partir de 1º de janeiro de 2022.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto