Logo
Imprimir esta página

Diversidade, igualdade e equidade: uma agenda em evolução

Valores e conceitos em alta e que ganham ainda mais relevância e presença no contexto corporativo neste mês dedicado às mulheres

Diversidade, equidade, inclusão. Três palavras carregadas de valores e conceitos que nas últimas décadas saíram das páginas dos dicionários e ganharam as agendas estratégicas de prioridades das corporações mundo afora.

Positivo e crescente, o movimento em favor da diversidade, equidade e inclusão, que reforça o empoderamento feminino e a pluralidade nos ambientes de trabalho conquista relevância global e, no mês das mulheres, a boa notícia é que no Brasil essa tendência está se tornando realidade, mesmo havendo ainda muito a avançar, como mostram os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O último levantamento revela que as mulheres ocupam atualmente apenas 39% dos cargos de liderança nas empresas uma realidade que precisa ser transformada.

Para acelerar esse processo, a iniciativa “Princípios para o Investimento Responsável (PRI)” - o principal fator de investimento responsável do mundo – listou os princípios da diversidade, equidade e inclusão na tomada de decisões de investimentos. “Os investidores globais estão despertando para o potencial da DEI”, observou a empresária americana Bonnie Chiu (fundadora e CEO da Lensational, organização que capacita mulheres marginalizadas em países da Ásia e África), em recente artigo assinado publicado na Forbes.

Distintos, os três conceitos precisam ser utilizados de forma mutável. “O que vemos até hoje é uma série de medidas focadas em diversidade e gênero, e isso tem muito valor. Não há como negar, mas é preciso olhar além desses prismas porque inclusão é fundamental para impulsionar a diversidade. Também vale a ressalva que equidade é diferente de igualdade. Equidade reconhece as barreiras a serem derrubadas para os diferentes grupos de pessoas e desafia o conceito de meritocracia”, observa a bioquímica Lídia Abdalla, presidente do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, companhia de saúde que há 17 anos figura no ranking da GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Referência em gestão de pessoas, o Sabin também é reconhecido como empresa de alma feminina. “Nossa lente sobre os valores da diversidade, igualdade e equidade está enraizada na nossa história. Nascemos dos sonhos de duas mulheres – Janete Vaz e Sandra Soares Costa – que hoje são exemplos da força e do empreendedorismo femininos. Essa lente mais ampla nos permite olhar além do horizonte para aprimorar nossas práticas e tomar decisões assertivas e oportunas. Continuamente, por exemplo, realizamos pesquisas de satisfação com nossos colaboradores para entender onde estamos, como podemos evoluir nossas métricas, projetar de iniciativas e indicar direcionamento para políticas, processos ou comportamentos que estimulem o senso de pertencimento das nossas pessoas”, explica a presidente.

Com uma cultura organizacional diferenciada, a empresa é reconhecida pelas práticas que dão a elas oportunidades reais de serem protagonistas de suas carreiras e possui indicadores acima da média nacional. Hoje, 77% de seus cargos são ocupados por mulheres e 74% dos cargos de liderança têm mulheres. “Estamos prestes a completar 38 anos de história. São mais de três décadas com uma atuação pautada pelos valores da diversidade e da inclusão e promovendo um ambiente saudável e plural de trabalho. Nos últimos anos, temos aprendido inúmeras lições e, nessa rotina de descobertas, vimos a relevância de construir um time diverso e de fortalecer a nossa cultura para disseminar nossa essência aos nossos colaboradores de norte a sul do país. Assim, seguimos inspirando pessoas a cuidar das pessoas, o nosso propósito”, destaca.

Diversidade, equidade e igualdade na agenda ESG

Signatário dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, desde 2016, o Grupo Sabin associa a equidade à governança corporativa, o “G” que integra a pauta ESG da empresa. “Entendemos que diversidade, equidade e inclusão não têm data. Precisa ir além das nossas estruturas corporativas. São práticas diárias com valores que se refletem diretamente no comportamento e contexto social”, reflete a executiva.

Nesta momento tão especial, a executiva reflete sobre as consequências positivas de fomentar diversidade, equidade e inclusão. “Ao abraçar diferentes causas, fazemos da diversidade o combustível para a inovação e aperfeiçoamos nossa atuação. Aqui acreditamos que todos devem se sentir representados dentro de um ambiente organizacional acolhedor, seguro e livre de preconceito, independentemente de sua opinião, etnia, cultura, orientação sexual e deficiência”, conclui.

O Grupo Sabin: Fundado em Brasília, pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Grupo Sabin tem 37 anos de história. Presente em 12 estados e no Distrito Federal, a empresa conta com mais de 6.300 colaboradores, e 318 unidades distribuídas de norte a sul do país . Anualmente, são mais de 6 milhões de clientes atendidos.

Com um amplo portfólio de serviços em análises clínicas, diagnósticos por imagem, vacinação e check-up executivo, a empresa investe continuamente na modernização e atualização de seus processos e operações, garantindo a qualidade diferenciada dos seus serviços de saúde e aprimoramento de suas práticas.

Referência em gestão de pessoas, o Grupo Sabin coleciona prêmios e reconhecimentos que celebram suas boas práticas de gestão. Eleito “A Empresa do Ano 2020”, pelo Guia Exame da Diversidade, conta com programas cuidadosamente desenvolvidos para fortalecer uma cultura organizacional cada vez mais participativa e garantir a promoção de ações que estimulem a diversidade e a inclusão, dentro de um ambiente harmônico e igualitário. Com inovação no DNA, a empresa também investe em modelos de negócios de saúde disruptivos, por meio do Kortex Venture, o fundo de investimentos criado para acelerar as startups de saúde nacionais e internacionais. Dentro do Sabin nasceu em 2020 o Skyhub.Bio, desenvolvido para fomentar healthtechs e inspirar o empreendedorismo no setor. Além disso, anunciou em 2021 o lançamento do Rita Saúde, sua plataforma integradora de saúde, que facilita o acesso à saúde de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto