Logo
Imprimir esta página

A semana no MUPA tem colheita da horta, cozinha itinerante, performance e nova mostra

Uma colheita coletiva da horta, preparos com ingredientes de pequenos produtores locais, observação de abelhas nativas, uma performance e uma nova exposição: tudo isso faz parte da programação que segue até o próximo domingo, 13 de março, no Museu Paranaense. Tudo gratuito e aberto a públicos de todas as idades. A agenda é a continuidade do Programa Público “Se eu enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, projeto especial do MUPA que segue até o mês de maio deste ano.

A partir do dia 10 de março, quinta-feira, o espaço expositivo do MUPA apresenta duas obras do artista Marcelo Moscheta. A mostra é composta pela instalação “LINNAEUS” que reflete sobre o desejo incansável do homem em classificar e ordenar o mundo à sua volta e por uma videoarte “Pau-Brasil”, obra sobre esta árvore ligada à constituição do nosso país e recurso natural historicamente explorado à exaustão. O trabalho “LINNAEUS” foi doado ao Museu pelo artista em 2020 e esta é a primeira vez que é exposta ao público no MUPA.

O sábado, 12 de março, reserva duas ações pontuais. Às 16h a artista Bia Figueiredo apresenta a performance POLVO, abordando as correlações entre corpo e natureza e trazendo como extensão da pele uma rama de batata-doce cultivada por aproximadamente oito meses. O projeto acontece na intersecção entre os trabalhos de Bia Figueiredo, artista do corpo e cultivadora da terra, e Leco de Souza, fotógrafo e permacultor.

Às 17h, as idealizadoras do projeto Central do Abacaxi preparam alguns pratos no jardim do MUPA usando apenas ingredientes de produtores locais e vegetais colhidos na horta feita no museu em janeiro. Enquanto cozinham, Amanda Kosinski e Camila Lovato Frankiv irão bater um papo com o público a respeito da importância do consumo alimentar consciente, levando em conta a sazonalidade dos alimentos, e do incentivo aos pequenos produtores locais.

Ao longo da ação, os participantes irão experimentar preparos que tem como base PANCS, beterraba, repolho, quiabo e a mandioca. A atividade conta com 40 vagas, distribuídas por ordem de chegada a partir das 17h.

AÇÃO EDUCATIVA

Nas manhãs de sábado e domingo, 12 e 13 de março, a Equipe Educativa do MUPA preparou duas atividades imperdíveis para as crianças: no sábado, das 10h30 às 12h, haverá oficina de colheita coletiva da horta do museu, semanas depois do evento do plantio comunitário promovido em ação anterior. Já no domingo, das 10h30 às 13h, acontece a observação em grupo guiado das abelhas nativas do jardim. Para a colheita, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste link. A observação de abelhas não requer inscrição prévia.

SERVIÇO - Programação no MUPA de 07 a 13 de março

Exposição do artista Marcelo Moscheta

A partir de quinta-feira, 10 de março, quinta-feira, na Sala Lange de Morretes

Performance POLVO com a artista Bia Figueiredo

Sábado, 12 de março, às 16h, no Jardim do MUPA. A apresentação tem duração de até 40 minutos. A liberação de lugares acontece a partir das 15h30 até a capacidade do local e não é necessário fazer inscrição prévia.

Cozinha da Central do Abacaxi no Jardim do MUPA

Com Amanda Kosinski e Camila Lovato Frankiv

12 de março, às 17h. Duração aproximada: 2h. A liberação de lugares acontece a partir do horário de início do evento e não é necessário fazer inscrição prévia. Os pratos serão distribuídos aos 40 primeiros a chegarem.

Ação Educativa para crianças

12 de março, das 10h30 às 12h: oficina de colheita da horta do Jardim do MUPA. Vagas limitadas mediante inscrição prévia através do Sympla.

13 de março, das 10h30 às 13h: observação das abelhas do Jardim do MUPA. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita

Acompanhe a programação completa do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” no site do MUPA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto