Logo
Imprimir esta página

Brasil registra aumento no número de mulheres como gerentes de projetos, considerada profissão do futuro

Segundo o Project Management Institute (PMI) Brasil, a participação feminina apresentou aumento de 3% nos últimos cinco anos

Atualmente, a igualdade de gênero vem ganhando destaque dentro das organizações ao redor do mundo. Porém, no início da pandemia da covid-19, setores ocupados principalmente por mulheres foram os mais afetados – como os de hotelaria e turismo. De acordo com o relatório Global Megatrends 2022, do Project Management Institute (PMI), a escassez histórica de mão de obra no mundo é ainda mais complicada pelas desigualdades nos papéis e nas oportunidades ofertadas para as mulheres no mercado de trabalho.

Mesmo nesse cenário, algumas profissões registraram o crescimento da participação feminina no Brasil, como é o caso do gerenciamento de projetos. Segundo Carolina Latorre, Líder Regional de Relacionamento Acadêmico, Juventude e Impacto Social para o PMI Brasil, o número de mulheres segue um crescimento ainda tímido, mas contínuo. “Nos últimos cinco anos, tivemos um aumento de 3% na representação feminina na profissão de gerenciamento de projetos”.

O crescimento da atuação de mulheres como gerentes de projetos é resultado da implementação de ações de diversidade nas empresas. De acordo com o relatório Pulse of the Profession 2021, do PMI, 57% dos gerentes de projetos da América Latina listaram iniciativas de diversidade e inclusão entre as mudanças prioritárias ocorridas no ano anterior.

“O gerenciamento de projetos é um grande aliado das empresas que buscam uma cultura de diversidade e inclusão. Muitas organizações já descobriram que essas ações promovem não apenas o valor do projeto, como uma mentalidade de colaboração, inovação e responsabilidade para todos os colaboradores”, diz Carolina.

Capacitação profissional gratuita

Mesmo que as empresas busquem ativamente por talentos, muitas mulheres encontram problemas para retomar ou iniciar novas carreiras. Na América Latina, pesquisas constataram que a pandemia interrompeu o progresso que a região havia feito anteriormente em relação à igualdade de gênero na força de trabalho, com 12 milhões de mulheres deixando a força de trabalho regional devido à eliminação de empregos.

Na opinião de Carolina, o desenvolvimento profissional é uma alternativa para quem busca uma nova oportunidade ou crescimento profissional. Isso porque as profissionais com especializações se destacam entre tantos outros candidatos e estão um passo à frente de conquistarem posições de liderança.

“O conhecimento é um grande aliado e hoje temos diversos cursos gratuitos e on-line. Um exemplo é o KICKOFF, treinamento gratuito do PMI para quem deseja aprender de forma rápida os fundamentos de um gerenciamento de projetos estratégico e eficaz, com resultados tangíveis para qualquer projeto em qualquer setor. Após a conclusão, os participantes recebem um certificado digital, que pode ser compartilhado em seus perfis de redes sociais”.

Para a executiva do PMI, o número de mulheres gerentes de projetos deve manter o crescimento nos próximos anos, acompanhando o crescimento de vagas no setor e o incentivo de empresas que promovem a diversidade e a inclusão em seus times. “Não há indústria onde os projetos não sejam bem-sucedidos sem mulheres. Elas são reconhecidas pela determinação, preocupação com o desenvolvimento e trabalho da equipe, atenção aos detalhes e tantas outras características importantes para o crescimento do negócio. Cada vez mais veremos mulheres ocupando cargos de gerentes de projetos e desenvolvendo projetos brilhantes em diferentes setores”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto