Logo
Imprimir esta página

Atletas sem preparo emocional, tendem a apresentar problemas de performance em momentos cruciais

Atletas sem preparo emocional, tendem a apresentar problemas de performance em momentos cruciais

Lincoln Nunes, psicanalista e preparador mental para performance esportiva, explica a importância da saúde mental em carreiras de sucesso

Ser atleta significa ter comprometimento com longas horas de treino, torneios e lidar com expectativas e pressões que podem chegar a níveis inimagináveis. Por isso, além de todo o preparo físico essencial da carreira, é necessário ter cuidado com a saúde mental, não só por questões emocionais, mas também porque ela influencia diretamente no desempenho esportivo desses profissionais.

De acordo com o psicanalista e preparador mental para performance esportiva, Lincoln Nunes, não é incomum que atletas de alto rendimento apresentem problemas de desempenho justamente em momentos considerados cruciais ou o “auge” de suas carreiras. “Quantos atletas são leões de treinos e se tornam gatinhos nas competições?”, compara o especialista.

Para ele, um atleta sem preparo mental e que não possui autoconhecimento, nem mesmo tem as ferramentas necessárias para controlar suas emoções em competições importantes. “O atleta que não consegue lidar com as suas crenças e emoções, naturalmente, não terá recursos para acessar e utilizar em momentos de decisão”, pontua.

Ou seja, é como se em um momento de maior pressão, haja uma predisposição de não conseguir colocar para fora todo o talento que foi lapidado durante os treinos. “Se eu pedir para você falar japonês agora, se você não tem o conhecimento da língua, você não vai conseguir falar. Não é possível colocar em prática um conhecimento que não existe dentro de si”, explica o psicanalista.

Logo, o sucesso esportivo é resultante de uma união de trabalhos externos e internos. “Não adianta o atleta dar tudo de si sem ter mente e corpo alinhados, a preparação se dá em todos os âmbitos em que se for possível”, alerta. “Resultados são consequência de um balanço ideal em qualquer nível de preparação”, afirma Lincoln Nunes.

Sobre Lincoln Nunes

Criador do Método Atleta de Elite, psicanalista e especialista em performance esportiva. Com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes já atendeu atletas olímpicos como Guilherme Costa, estrelas do futebol europeu e nacional como Philippe Coutinho, Artur Victor, e Pedro Rocha e lutadores do UFC como Pedro Munhoz, Edson Barboza Jr, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto