Logo
Imprimir esta página

Como garantir a segurança do patrimônio familiar?

Como garantir a segurança do patrimônio familiar?

Falta de planejamento, conflitos familiares, carga tributária e falta de conhecimento na área são alguns dos motivos de falhas e perdas na hora de preservar ou adquirir algum patrimônio.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% das empresas brasileiras são familiares. Destas, menos de 30% passam de pai para filho e apenas 5% delas conseguem chegar aos netos dos fundadores. O estudo ainda destaca que a transição é um problema recorrente, sobretudo em virtude da falta de planejamento.

A proteção patrimonial, por exemplo, é um assunto recorrente para aqueles que visam garantir a segurança e a estabilidade financeira nos dias atuais, visto que existem diversos motivos para entender e fazer um planejamento familiar, seja este patrimonial ou sucessório.

O advogado especialista em direito tributário e societário e sócio proprietário do BPH Advogados, Marco Aurélio Poffo, alerta que atualmente esse assunto está cada vez mais em evidência no direito brasileiro. “Podemos considerar que as discussões acerca de heranças são o grande gerador de conflitos familiares, seja devido às questões tributárias, seja da própria questão patrimonial envolvida, somando-se a isto a morosidade do judiciário”.

A importância do planejamento

Pode-se dizer que o planejamento é o primeiro e principal passo para obter segurança no patrimônio familiar. De acordo com Poffo, planejar nada mais é do que criar e estruturar um conjunto de medidas de prevenção por meio de ações estratégicas, que visam evitar riscos na perda de bens imóveis, móveis, recursos financeiros e negócios societários. “É garantir que a formação do patrimônio em médio e longo prazo originará frutos para as próximas gerações, com a utilização de recursos visando eficiência e economia tributárias”, explica.

Já no âmbito da sucessão patrimonial, o maior objetivo é organizar a transferência de bens e patrimônio de uma pessoa ainda em vida, aos seus respectivos herdeiros, sem violar princípios e garantias legais. “Neste cenário é possível que sejam realizadas as mais diversas vontades do respectivo doador, possibilitando que ele detenha e mantenha controle e principalmente lucros do patrimônio que dispõe pelo exercício do usufruto sobre os bens doados, garantindo a simples posse dos herdeiros somente após o seu falecimento”, informa Poffo.

Poffo ainda destaca que uma das maiores vantagens do planejamento é a redução de carga tributária, visto que organizar a sucessão em vida evitará parte do procedimento judiciário que é considerado oneroso e desgastante. “Desta forma entende-se que o planejamento é a base da segurança familiar, pois é a forma mais benéfica de proteger os bens, obtendo eficiência fiscal e a preservação de patrimônio”.

Outros meios para garantia do patrimônio

O advogado ressalta que o doador pode prever cláusulas restritivas como a inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade, que garantem que o donatário não se desfaça dos bens enquanto estiver vivo. “Assim, o doador garante a impenhorabilidade dos bens doados e também impede que o patrimônio se transfira para companheiros ou cônjuges dos herdeiros, garantindo a perpetuação do patrimônio familiar”.

“Cenários como este são possíveis por meio de estratégias societárias envolvendo o controle do patrimônio dentro de uma NewCo Familiar, ou seja, constituição de uma pessoa jurídica apartada, a qual desvinculará todo e qualquer patrimônio das pessoas físicas”, explica.

Poffo ainda reforça que atualmente, economizar custas judiciais é muito vantajoso, visto que às vezes é necessário desfazer-se de algum bem familiar para comportar as custas do processo. “Isto sem falar na própria demora e incerteza quanto à efetiva divisão do patrimônio”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto