Logo
Imprimir esta página

Canal Angelini mostra as religiões nos enredos de escolas de samba

Vamos falar de carnaval sob outro ponto de vista? Religiões de matriz africana sempre foram exploradas nos samba enredos. O Canal Angelini traz o carnavalesco Sidnei França para explicar como a religião está ligada ao carnaval, a festa pagã símbolo do Brasil.

Professor de História, Pós-graduado em História da arte, diretor artístico e carnavalesco premiado, Sidnei França diz que o carnaval vem das procissões, o samba e as escolas de samba introduziram ícones da sociedade e das religiões, em especial na dança das senzalas e mestre sala e porta bandeira, elementos da realeza.

“Desde sempre as religiões estão ligadas aos sambas enredos, no ritmo, na forma e no conteúdo. Em 1989, Joãozinho Trinta negociou com a Igreja Católica o uso de ícones- como imagem do Cristo Redentor – para justificar a temática da compaixão. Negado o uso da imagem, cobriu-se a alegoria com sacos de lixo e o impacto foi muito maior. As escolas de samba passaram a ser porta-vozes de mazelas sociais e uma mensagem de reflexão sobre as religiões. Um exemplo é meu trabalho. Em 2014, fiz um carnaval sobre a fé (Andar com fé eu vou) e a comunidade judaica participou ativamente. Em 2017, tive autorização da Igreja Católica para levar o tema de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Os desenhos de fantasias e das alas foram submetidos à Cúria e tudo foi muito harmonioso. Foi pedido que não tivesse apelo político, sincretismo religioso ou nudez. Foi uma parceria de sucesso, com regras bem estabelecidas. Em 2022 vou mostrar a história de Oxalá, o Orixá da Paz para o candomblé”, explicou Sidnei França.

A entrevista com o carnavalesco vai mostrar que escola de samba é uma apresentação artística repleta de regras e que os enredos, muitas vezes, estão ligados com a religiosidade.

O programa “As escolas de samba e a religiosidade” com o carnavalesco Sidnei França estreia dia 24 de fevereiro no Canal Angelini no Youtube e no Spotify.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto