Logo
Imprimir esta página

Correios e a Independência do Brasil – Uma história de 200 anos

Neste sábado (19), o Governo Federal deu início às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, que serão completados em 2022. Com o lema “Soberania, Liberdade, Independência”, a ação governamental prevê uma série de atividades e programação ao longo do ano para celebrar esse grande marco histórico.

Os serviços postais brasileiros, que há 359 anos trabalham para a edificação do país enquanto nação, tiveram um papel indispensável para um dos desfechos mais importantes da história nacional.

Durante as tratativas da comunicação imperial que culminaram na Independência do país, um carteiro se notabilizou: o oficial do Tribunal Militar e mensageiro, Paulo Emílio Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, o militar foi responsável pela entrega da correspondência redigida pela Imperatriz Leopoldina a D. Pedro I, que informava sobre as novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao receber a carta, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou, no ato, a Independência da colônia. Os Correios assim ficaram eternamente associados a um dos períodos mais relevantes da narrativa brasileira.

As palavras ditas pelo conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, ao recomendar pressa na entrega das correspondências, ainda hoje simbolizam o trabalho responsável do carteiro: “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência” – segundo uma versão. “Se não arrebentar uma dúzia de cavalos, no caminho, nunca mais será correio; veja o que faz!” – reiterou o conselheiro.

Por seu feito, Paulo Bregaro é considerado o patrono dos Correios. Na cidade de São Paulo, no bairro do Ipiranga, próximo de onde foi proclamada a Independência, há uma rua que o homenageia.

Seu legado de comprometimento e lealdade permanece até os dias de hoje. Atualmente milhares de carteiros percorrem o país diariamente, sendo responsáveis pela entrega de milhões de cartas e encomendas aos brasileiros.

O bicentenário em selos – Os Correios iniciaram o resgate histórico alusivo ao bicentenário em 2017, quando foi colocado em circulação o primeiro selo da série “Brasil, 200 anos de Independência”. Criada em parceria com a Câmara dos Deputados, a agenda de lançamentos da série se encerra este ano. Foram cinco emissões comemorativas lançadas: Bicentenário da vinda de D. Leopoldina (2017); o Bicentenário da Aclamação de D. João VI (2018); o Bicentenário do retorno de José Bonifácio ao Brasil (2019); o Bicentenário da Revolução Constitucionalista (2020); e Brasil nas Cortes de Lisboa (2021). Para 2022, será lançada no dia 7 de setembro, a última emissão da série Independência do Brasil.

Outros lançamentos alusivos à data, como o selo personalizado Semana do Brasil, também estão programados para ocorrer este ano.

Criação da ECT – Em meio às comemorações do bicentenário da Independência, em março, também serão celebrados os 53 anos da criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Criados em 20 de março de 1969, os Correios enquanto empresa pública foram responsáveis pela modernização e universalização dos serviços postais no país, potencializando a celeridade, segurança e a regularidade nas entregas de correspondências e objetos postais, com foco na satisfação dos clientes.

Nessa época, foi implementado o plano nacional de encaminhamento postal, com ênfase em quatro atividades básicas: a coleta, a triagem, o transporte e a distribuição. Além disso, inovações tecnológicas foram adotadas no decorrer das décadas que se seguiram.

Responsável por escoar parte significativa da carga, os Correios intensificaram o transporte aéreo nacional operado pela Rede Postal Noturna (RPN), que garante a qualidade dos serviços de entrega, conectando de forma ágil o objeto postal ao seu destino.

Nessa trajetória, foram ampliados e interiorizados os pontos de atendimento com a abertura de mais agências e centros operacionais. Atenta às demandas do mercado, a empresa diversificou continuamente seu portfólio. Em 2022, o mais importante serviço de entrega expressa no país, o Sedex, completa 40 anos. A família de soluções criadas para acompanhar o crescimento do promissor comércio eletrônico brasileiro conta hoje com uma linha premium que inclui o Sedex 10, Sedex 12 e o Sedex Hoje.

Esses e muitos outros serviços e produtos são ofertados em todo território nacional e estão acessíveis a toda população por meio da vasta e capilar rede de atendimento dos Correios instalada pelo Brasil. Atualmente, a estatal continua a realizar investimentos importantes em sua modernização, como por exemplo na renovação da frota de veículos, ativos de tecnologia, automação do tratamento de objetos e ampliação da estrutura operacional.

Fato é que a evolução dos serviços postais brasileiros se entrelaça e se confunde por vários momentos com a história do nosso país. A sociedade está convidada a acompanhar pelos canais de comunicação e pelas redes sociais da empresa o recontar dessa jornada emocionante que marca a história dos Correios e do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto