Logo
Imprimir esta página

Dicas infalíveis para cuidar das plantas durante o Verão

É essencial hidratar as plantas adequadamente no calor para que elas se desenvolvam de forma plena | Na imagem, a coleção Deco da Vasart, assinada pela Folha Paisagismo | Foto: Luis Gomes É essencial hidratar as plantas adequadamente no calor para que elas se desenvolvam de forma plena | Na imagem, a coleção Deco da Vasart, assinada pela Folha Paisagismo | Foto: Luis Gomes

A Vasart e os paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo, apresentam dicas para tratar as espécies de forma adequada durante os dias de temperaturas altas

Nos últimos dois anos, cresceu consideravelmente o número de pessoas que passou a cultivar plantas em casa. No entanto, para quem ainda não tem muita experiência, pode encontrar dificuldades para cuidar das espécies, sobretudo no Verão, período em que elas necessitam de um tratamento diferenciado. Para contribuir com essa tarefa, nada melhor do que contar com as recomendações de especialistas. Por isso, a empresa de vasos contemporâneos e sustentáveis Vasart, em parceria com os paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo, trazem dicas para quem quer manter as plantas saudáveis.

“Durante o Verão é preciso redobrar os cuidados com as plantas. Para quem ainda não está acostumado, é importante ter a mão soluções práticas. Pensando nisso, fizemos uma parceria com a Folha Paisagismo, para a criação da coleção Deco, que apresenta vasos com características especiais, como bocas mais largas, dimensões estratégicas, além de coletores de água embutidos, que dispensam o uso de pratos e tornam o visual mais clean”, afirma Silvana Novaes, diretora de marketing da Vasart.

Regas

Geralmente, no Verão, as pessoas acabam cometendo dois tipos de erros: o primeiro é regar as plantas menos do que o necessário, afinal nessa época elas pedem mais água em razão do calor (além da questão da evaporação mais rápida, do que o normal) ou, o segundo exemplo que é exatamente o contrário: a rega em excesso - ou concentrada em um único ponto - pelo fato dos dias estarem mais quentes, o que poderá deixar a planta encharcada. Portanto o equilíbrio será extremamente necessário!

“Nesse período, é preciso ficar mais atento à hidratação da planta, por isso sempre coloque o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Além disso, observe se os pratinhos ou gavetas estão com excesso de água depois de regar”, recomenda Luiz Gustavo.

“Uma dica interessante é borrifar água nas folhas suavemente, realizar a rega de forma mais devagar e uniforme, para ter certeza de que a planta está absorvendo o necessário, além de não fazer isso durante os horários de sol intenso. Portanto, deixe para fazer isso no início da manhã ou no final da tarde”, aconselha Luiz Felipe.

Cuidados no lar

Em razão da mudança de posição do sol nessa época, é importante ficar de olho caso suas plantinhas estejam recebendo mais ou menos luz solar do que o necessário. “Tome muito cuidado, principalmente, com aquelas que não podem receber sol direto nas folhas, alerta Luiz Felipe. Uma ideia sugerida pelos irmãos é trocar os vasos de lugar para que seja feito um equilíbrio entre luz e sombra.

Podas

Os paisagistas também aconselham não realizar podas muitos drásticas no Verão, pois o Outono, no geral, é uma estação mais indicada para esse fim. Portanto, apenas faça as podas de rotina ou limpeza (de folhas e galhos secos) nesse momento e deixe as mais complexas para depois.

Outros cuidados

Tem plantas com flores? Então aproveite para adubá-las nessa época! “Sempre indicamos o uso de adubos orgânicos”, diz Luiz Felipe. E, independente da época, sempre esteja atento às pragas e erva daninhas presentes nos vasos”, completa Luiz Gustavo.

Dica da Vasart

Falando na rega, a Vasart apresenta duas soluções interessantes para quem fica pouco em casa e quer garantir que as plantinhas não passem sede: o Vaso Autoirrigável Maré (30cm x 40cm), que possui reservatório de água com capacidade para até 3 litros. Além da Horta 365 Autoirrigável (39cm x 64cm), que possui reservatório de água com capacidade para até 5L. Ambos funcionam de maneira semelhante: após o primeiro abastecimento, é possível monitorar o nível de água por meio do visor em formato de gota. Se estiver verde, tem água o suficiente. Caso contrário, é necessário reabastecê-lo.

Sobre a Vasart

A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Sobre a Folha Paisagismo

Desde 2007, o escritório Folha Paisagismo cria, executa e mantém jardins exclusivos de acordo com o perfil e expectativas de seus clientes. É comandado pelos arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, irmãos gêmeos nascidos na cidade de São Paulo, formados arquitetos e urbanistas pela Fundação Armando Álvarez Penteado – FAAP e paisagistas pelo Instituto Brasileiro de Paisagismo – IBRAP, que sempre demonstraram interesse e afinidade pela área de paisagismo, o que resultou em grandes aprendizados em botânica, dando-lhes uma carga de conhecimento ainda maior.

No Instagram, @folhapaisagismo, atuam ativamente criando conteúdo para marcas, divulgando obras autorais e referências. Além de compartilhar com seus mais de 145 mil seguidores todas as novidades e tendências de arquitetura paisagística e lifestyle exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto