Logo
Imprimir esta página

Condomínios: Avança projeto que autoriza assembleias virtuais

Proposta aprovada no Senado segue para sanção presidencial; Graiche explica o que muda

O Senado aprovou, parcialmente, o Projeto de Lei 548/2019, que trata das regulações de assembleias virtuais de condomínios, após a modalidade tornar-se prática neste período de pandemia. A proposta foi encaminhada para sanção da Presidência da República e, sancionada, possibilitará duas situações: a autorização expressa para fazer assembleias por meio eletrônico, desde que a convenção não proíba, além de estabelecer a possibilidade de criar uma assembleia virtual em sessão permanente, para a decisão de assuntos que precisem de quórum qualificado.

No texto, é destacado que a assembleia virtual passa a ter validade, inclusive, fora do estado de pandemia. A legislação determina que o sistema de realização da assembleia virtual tenha credibilidade, que haja divulgação e seja dada oportunidade para que todos os condôminos possam participar da reunião.

“Esse projeto, entrando em vigor, dará fim a dúvida que se estendeu por boa parte da pandemia: se as assembleias virtuais poderiam ou não ser feitas. Aprovado, será certo: é possível fazer, lembrando sempre que o sistema utilizado tenha credibilidade e desde que a convenção não proíba”, fala o especialista em Direito Imobiliário, José Roberto Graiche, que também preside o Grupo Graiche (empresa que administra quase 800 condomínios, com 90 mil unidades de apartamentos).

Critérios

Graiche pontua que na proposta também foram criados critérios para se manter uma assembleia em sessão permanente por meio eletrônico, ou seja, facilita decisões de itens que necessitam aprovação com quórum qualificado. “Isso é muito bom, pois garante a oportunidade em se decidir itens com o voto de condôminos que antes tinham dificuldade de participar”, salienta.

Nessa situação, o especialista explica que a assembleia é iniciada e, não atingindo o quórum, pode ser transformada em sessão permanente. “A lei também traz algumas obrigações, como a necessidade de se manter ata parcial e, no ato da assembleia, decidir as regras de condução da reunião, que não pode ultrapassar o período de até 90 dias para encerrá-la”, ressalta, acrescentando que tudo deve ser declarado pelo presidente da assembleia, com definição pela maioria dos participantes.

Na avaliação de Graiche, a regulamentação da assembleia virtual é importante para dar fim à série de questionamentos sobre a sua validade, no entanto, o especialista ressalta a necessidade de que critérios sejam estabelecidos, sobre como essa prática vai acontecer no condomínio. “A orientação é que seja aprovada em convenção ou criado regulamento específico de assembleias, para que tudo fique às claras à todas as partes envolvidas”, conclui.

GRAICHE

O Grupo Graiche atua há 46 anos nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra quase 800 condomínios, com 90 mil unidades de apartamentos e 5.100 funcionários.

Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto