Logo
Imprimir esta página

Com falta de mão de obra, construtora qualifica trabalhadores dentro do canteiro de obras

Em Goiânia, curso vai formar 40 novos armadores e carpinteiros dentro das obras do World Trade Center (WTC), construção localizada no Setor Marista; Projeto tem parceria com o Senai

O Brasil vive um momento de contradição na economia. Mesmo com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, alguns setores querem contratar, mas sofrem para encontrar profissionais capacitados. Para reverter esse quadro, as próprias empresas têm adotado formas de capacitação próprias para suprir as demandas. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), cerca de 85% delas realizam capacitações internamente e 42% oferecem treinamentos externos.

Na construção civil, essa situação não é diferente. Segundo o engenheiro civil e coordenador de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia, Leonardo Menezes, algumas funções estão em falta no mercado, o que faz com que as empresas busquem formas de capacitar os trabalhadores no próprio canteiro de obras. “Encontramos dificuldades para contratar pedreiros, pintores, marceneiros e armadores diante da demanda do mercado. Com isso, buscamos proporcionar condições dentro do canteiro de obras para formar esses profissionais”, destaca.

Para colocar o projeto em prática, a Consciente Construtora e Incorporadora firmou parceria com o Senai para a formação de um curso com duas turmas de capacitação no WTC Goiânia. Ao todo, são 40 trabalhadores da construção civil que se matricularam para buscar capacitação profissional para os cargos de armador (16) e carpinteiro (24).

Um dos participantes do curso é o ajudante de armador Sebastião Alysson Ribeiro da Silva, de 26 anos, que aproveitou a oportunidade para buscar melhorar o salário e alcançar novos cargos dentro da empresa. “Eu fiquei sabendo dessa chance com o encarregado de armador e resolvi aproveitar porque o curso é gratuito e pode abrir novas oportunidades por meio do conhecimento. No dia a dia, já aprendemos muitas coisas, mas agora temos o conhecimento teórico”, destaca Sebastião, que está na Consciente há apenas seis meses.

De acordo com o coordenador de educação de construção civil do Senai, Anderson Claiton Martins, os cursos são realizados de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h30, e em dois sábados por mês. “Para os trabalhadores é uma excelente oportunidade de aumentar o rendimento salarial, trabalhando o mesmo período com menos esforço físico e conquistando mais oportunidades de crescimento dentro da empresa. Tudo isso apenas com a força da vontade, já que o curso é gratuito para os colaboradores”, destaca.

Carência e oportunidade

Anderson acredita que o cenário da construção civil é ideal para investir na qualificação do trabalhador diante da falta de mão de obra. “O setor tem carência de pedreiros, pintores, armadores, carpinteiros e diversos outros setores. Para a empresa, é importante porque consegue atender a uma demanda interna, investindo em um profissional que já é da casa. Já o trabalhador leva o conhecimento pelo resto da vida, podendo atuar em qualquer obra”, explica o coordenador.

Apesar de buscar a formação de novos profissionais, alguns colaboradores também têm aproveitado a oportunidade para atualizar seus conhecimentos. É o caso do armador Ederaldo Fernandes de Freitas, de 46 anos, que atua há cerca de 20 anos nesse setor. “Eu busquei essa capacitação justamente para me aperfeiçoar ainda mais no projeto. Vivemos em um momento em que há muitas atualizações e eu fiquei fora da construção civil durante 2021, retornando agora”, destaca o trabalhador que está há 4 meses na empresa.

Ederaldo ainda destaca que, mesmo com a experiência como armador, é a primeira vez que vê uma empresa oferecer capacitação dentro do canteiro de obras. “Quando fiquei sabendo, até me surpreendi porque faz parte de um conjunto de ações que a empresa oferece aos trabalhadores. Então, não pensei duas vezes e resolvi fazer a capacitação, já que só temos a ganhar com o aprendizado”, detalha.

De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa surgiu como uma extensão do Projeto Ensino Consciente, criado em 2009 com o objetivo de incentivar os trabalhadores da construção civil a concluírem os ensinos fundamental e médio. “Essa ação teve um impacto positivo na comunidade e nos trabalhadores, mas a empresa viu a necessidade de investir na capacitação profissional desses colaboradores após concluírem essa etapa do ensino”, explica Felipe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto